A Caravana Ecológica somou, em 2011, mais 60 apresentações na sua extensa caminhada pelas estradas do Brasil, levando aos caminhoneiros e suas famílias uma mensagem em favor da proteção à natureza.
Agora já são 11 anos de realização de um trabalho que tem cativado o público estradeiro por onde passa. As primeiras apresentações se deram nas festas de caminhoneiros da Via Dutra, no ano 2000.
A Caravana Ecológica é um projeto da Revista Carga Pesada, com patrocínio da Volvo e produção teatral da Escola Municipal de Teatro de Londrina.
Em 2011, a Caravana esteve em 12 cidades de sete Estados: Londrina, Maringá e Curitiba, no Paraná; Registro, Aparecida, Guarulhos e Cubatão, em São Paulo; São Marcos, no Rio Grande do Sul; Ipatinga, em Minas Gerais; no Rio de Janeiro; em Iconha, no Espírito Santo; e em Belém do Pará. Apresentou-se em festas de caminhoneiros, postos de combustíveis, pátios de grandes empresas e cooperativas e também em praças e escolas. Um público superior a sete mil pessoas assistiu ao espetáculo.
A cada ano, a Caravana Ecológica leva para a estrada um espetáculo diferente dos anteriores, numa busca constante de renovação da linguagem teatral e de atualização da mensagem. Sempre surgem novos fatos e novos conhecimentos sobre ecologia e proteção do meio ambiente, e a Caravana Ecológica se preocupa em apresentá-los ao público.
Foi o que aconteceu, este ano, com o assunto dos motores Euro 5, menos poluentes, que vão equipar os caminhões novos no Brasil a partir de 2012. Fato importantíssimo: eles vão lançar muito menos gases tóxicos no ar, poupando a saúde das pessoas. Quem assistiu à peça e leu o folheto da Caravana ficou sabendo da novidade.
Além disso, os atores da Caravana Ecológica, com suas músicas, suas falas, sua alegria, reforçaram alguns apelos nos quais nós gostamos de insistir. Como o que diz: caminhoneiro, não colabore com o tráfico de animais silvestres – pelo contrário, ajude a denunciar às autoridades. E este outro: caminhoneiro, redobre o cuidado ao trafegar perto dos mananciais que abastecem cidades, pois um acidente pode poluir a água e deixar muitas torneiras secas.
A Caravana Ecológica vai cumprindo a sua missão com muita satisfação. E vai colhendo depoimentos muito positivos das pessoas que encontra pela estrada. Como este, do Geraldo Souza Santos Cardoso, de Cubatão (SP): “Vocês devem continuar com esta mensagem simples e fácil de entender”. Ou este, do Igor Wisley de Souza, de Rondonópolis (MT): “Achei o trabalho de vocês lindo e diferente. Informou coisas que eu não sabia e que poderão me ajudar no futuro”. O Marcelo Lucena Silva, de Cornélio Procópio (PR), disse: “Vocês tratam do tema da ecologia e de situações do dia a dia do motorista através da música. É muito interessante, porque entra na mente da gente”.
No ano que vem, a Caravana Ecológica estará de volta à estrada. Com mais novidades, alegria, música, risos e mensagens em favor de uma vida melhor.