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Traseira arrebitada é comum no setor de hortifruti

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Scania Combustível

molasJanaina Garcia,

especial para a Carga Pesada

 

Se tem um setor no qual as traseiras erguidas são uma febre é o de transporte de hortifruti. É só dar um pulo na Ceagesp, em São Paulo, para constatar que difícil é encontrar um caminhão ou carreta sem a alteração, que é ilegal, mas muita gente não sabe. Em geral, os caminhoneiros alegam razões estéticas para “arrebitar” a traseira, mas há quem pense que a mudança traz mais estabilidade, ideia equivocada segundo os engenheiros.

“Coloquei um grupo de cinco molas a mais, porque sei que o calço é proibido. Fiz isso, em primeiro lugar, porque, na curva, o veículo ganha aderência ao movimento, faz com mais facilidade. E, em segundo lugar, o caminhão fica mais bonito”, afirma Flávio Rigueti, 36 anos, que transporta laranja. Na verdade, tanto o calço como a mola são proibidos (clique aqui e leia mais). 

Cloadoaldo Soares, 57 anos, estava na Ceagesp dia 26 de julho com uma carga de abacaxi. Ele disse o seguinte: “Dei um jeito de dar uma arrebitada no caminhão, sim. Porque, reto, ele dança muito. Agora, mais reforçado, ele é mais firme nas curvas. Ainda que digam que fica caminhão de boyzinho.”

Tem gente que coloca mais mola alegando que, assim, pode carregar mais carga. Mas carregar carga além do permitido para o tipo do veículo também é ilegal. “De 11 molas, coloquei um feixe novo e agora está reforçado: com 24 molas. Além de reforçar o veículo, isso ainda me permite colocar mais peso de carga”, declara Gustavo Henrique Soares de Almeida, 32 anos, que transportava abóbora.

Já Amauri Fernando Rosa, 33 anos, que puxa melancia, só fez a mudança por estética. “Acho que o caminhão fica mais bonito assim, e não influencia em nada na estabilidade. Gastei uns R$ 500, R$ 600 para a adaptação”,declara. Com uma carga de laranja, o colega Adriano Oliveira, 34 anos, apresenta o mesmo motivo. “Coloquei mais molas, nem lembro quantas. Basicamente, porque deixa o caminhão mais bonito”, afirma.

Há sempre uma exceção para confirmar a regras. José Aldair Scalfoni, 63 anos, não só não alterou a traseiro do veículo como critica quem o fez. “Acho inadequado, o veículo fica instável. O povo gosta dessa modinha, acha bonito, mas eu não concordo”, resume.

Scalfoni, que puxava coco verde, tem razão. O engenheiro especializado em transporte Rubem Penteado de Melo diz que a mudança põe em risco a estabilidade e a durabilidade do veículo. “Há um impacto grande. A elevação da traseira transfere mais peso para os eixos dianteiros, comprometendo a estabilidade”, afirma.

Outro problema, segundo Melo, é que o cardã fica muito inclinado. “Assim, o diferencial vai ‘roncar’ e causar danos ao rolamento”, declara. Além disso, de acordo com ele, ao fazer a alteração, muda-se a altura do para-choque traseiro, que perde sua função. 

Truckscontrol
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8 Comentários

  1. Trazeira erguida ´e coisa de molecada besta. Quando encosta na plataforma, só dá trabalho na descarga do veiculo. Vão erguer o rabo…….cambada de inventores de bosta.

  2. Amigos fica muito bunito o caminhão mas caminhão nao e pra ser bunito e sim pra trabalho o caminhao com a trazeira levantada deixa o peso nas curvas mais alto e como se andasse com o chassi a dois metros do chao e a um metro o peso joga mais sim ja fiz o teste mas as mecanicas estao achando graça dos cara pois eles estao ganhando muitos acidentes de caminhoes estao acontecendo por causa do pino de centro quebra corre as mola quebra as mestre ai so lamento pros cara que levanta nao exagera que nao tem problema apenas pra deixa o caminhao alinhado no tapete preto tudo di bom pra vcs ai valeu

  3. sergio teixeira on

    boa tarde me desculpem mais com tantos problemas, vcs se preocupao com traseira levantada, porque nao se preocupao com preço do oleo diesel e o roubo dos pedagios no estado de sp.o preço do arla ja tem gente isolando o sistema

  4. eduardo ferreira on

    LA EM ITABAIANA TEM OFICINAS ESPECIALIZADAS EM FAZER ESTE TIPO DE SERVIÇO. A MAIORIA DOS CAMINHOES DO BRASIL VAO FAZER OS SERVIÇO LA.

  5. tem tanta coisa errada neste brasil e vão se envoca com taco ou mais molas num caminhão vão roba menos , , botar dinheiro na saude ou nas estradas não vender em troca de pedagios caros vão ajudar o autonomo comprar um caminhao novo com prestaçoes que podem ser pagas , cuidar os deputados voando de aviao

  6. vou respeitar todas as opiniões, mas permitão-me que exbosse a minha, realmente ,que falta texte de capacitação dos veículos nas fábricas, isto é uma verdade,e vou sugestinar, a todos , já que levantar a trazeira é proibido, fação como eu fazia sacava os feixes de molas trazeiros originais, botava outro com a mesma quantidade de molas, sómente com molas grossas, e tira 1 mola do feixe dianteiro, fica bom e não prejudica o camiinhão, me desculpem mas era assim que eu fazia no tempo do truck

  7. No começo da reportagem está escrito; DIFÍCIL É ENCONTRAR CAMINHONEIRO NA CEAGESP QUE NÃO TENHA FEITO A MUDANÇA ILEGAL. Porque não fazem uma reportagem com o título; DIFÍCIL É ENCONTRAR NO BRASIL CAMINHONEIRO RECEBENDO FRETE DECENTE. Ou então; DIFÍCIL É ENCONTRAR NO BRASIL CAMINHONEIRO RESPEITADO PELO GOVERNO E PELA SOCIEDADE.

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