Aprimorar a lei que regulamenta o transporte de carga (11.442), a Lei do Descanso (12.619) e as resoluções da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) são os principais objetivos da Câmara de Estudos sobre o Transporte Rodoviário de Cargas, aberta no Ministério dos Transportes por meio da portaria 105.
O grupo é formado por representantes das seguintes entidades: Federação dos Caminhoneiros do Nordeste, Federação dos Caminhoneiros do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA). Ainda participam membros da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), representando as cooperativas de caminhoneiros, da ANTT, do DNIT e das empresas de transporte.
Segundo a CNTA, a primeira reunião foi realizada em 9 de agosto e tratou das rodovias brasileiras que contam com pontos de apoio para o cumprimento da Lei do Descanso. A segunda será dia 4 de setembro e irá discutir o Vale Pedágio.
2 Comentários
E o verdadeiro interessado, o motorista autônomo, onde estava? Não tem nenhum nessa mesa que sofra com os problemas de verdade. Ali só tem gente fingindo que está interessada em resolver o problema.
Os pedágios são caros, os fretes muito baixos e as transportadoras não cumprem a lei do vale pedágio. No final, nós, os caminhoneiros autônomos pagamos para trabalhar, até guando vamos suportar esta situação? Quando os caminhoneiros vão acordar? Quando vamos ter uma lei seria em nosso favor?
Se continuar desse jeito a classe dos autônomos entrará em extinção.