O que é preciso para criar cultura de segurança no trânsito no Brasil? Para o especialista e consultor de segurança no trânsito, J. Pedro Corrêa, é necessário comprometimento para colocar em prática um plano de ação com objetivos concretos e de longo prazo, a exemplo do que fazem os países desenvolvidos.
De acordo com o especialista, sem uma cultura de educação nesta área, o Brasil terá dificuldades de se inserir como efetiva liderança mundial. “Para um país que quer crescer e ter lugar de destaque entre as maiores economias do mundo, é absolutamente indispensável ter um trânsito organizado e seguro”, afirma J. Pedro Corrêa.
Para mostrar exemplos bem sucedidos de disseminação da cultura de segurança no trânsito, o especialista está lançando o livro “Cultura de Segurança no Trânsito – Casos brasileiros”, com o patrocínio da Volvo, por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura.
“A segurança é um dos nossos valores essenciais, a Volvo contribui para mudar esta dura realidade do trânsito no Brasil. O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), é mais longa ação desenvolvida por uma empresa em prol do trânsito mais seguro. Nos orgulha apoiar uma iniciativa como esta do J. Pedro, de lançar um livro com o objetivo de propor ideias e mostrar que é possível sim construirmos um trânsito mais humano e seguro”, afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa do Grupo Volvo América Latina.
O livro reúne dezenas de cases que tiveram resultados efetivos para a melhoria e disseminação da cultura de segurança no trânsito.
Dividido em sete capítulos -arte, conhecimento, cultura, governo, informação, setor privado e sociedade – apresenta boas práticas de governos e grandes empresas, além de iniciativas individuais.
O objetivo do livro é apresentar exemplos que sirvam de inspiração e até mesmo possam ser copiados. “A qualidade da educação no Brasil ainda deixa a desejar. Nos falta civismo e respeito, e isso reflete diretamente no trânsito. Portanto, acredito que é fundamental disseminar práticas que estimulem a cultura da segurança no trânsito para diminuir a distância que nos separa dos países desenvolvidos. Temos um longo caminho pela frente, mas, na minha opinião, o país está pronto para essa virada”, diz o autor.
Os cases retratados no livro foram selecionados a partir dos inscritos nas edições do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, uma das ações realizadas pelo PVST, que tem como proposta reconhecer e dar visibilidade a iniciativas da sociedade que contribuem para um trânsito mais seguro.
O livro pode ser adquirido pelo e-mail [email protected]
1 comentário
Fico contente em ver que cada vez mais, empresas e pessoas se preocupam com a segurança do trânsito. No Brasil, os caminhões representam 60% do transporte do país. Mas infelizmente, todos os dias, lemos notícias de acidentes envolvendo esses veículos. Para que isso seja evitado, os caminhoneiros precisam ficar atentos a diversos fatores, como manutenção, condições da estrada e dicas sobre segurança do trânsito. Foi publicado no http://seminovosvolvo.com.br/, um post com dicas muito úteis. Para quem se interessa pelo assunto, vale a pena dar um lida.