Nelson Bortolin
No primeiro dia da Fenatran, nesta segunda-feira (28) em São Paulo, a Noma mostrou que continua apostando forte em alumínio para fabricar seus implementos. Além das evoluções da linha Fênix, que já utilizavam este material, a implementadora mostrou o primeiro de seus produtos 100% fabricado com alumínio. Trata-se de uma carroceria para carga seca feita a partir do projeto da Associação Brasileira do Alumínio (Abal).
“A carroceria oferece ganhos de produtividade para o transportador. Ela pesa uma tonelada a menos (que a de aço), ou seja, é uma kombi menos pesada”, explica o presidente da Noma, Marcos Noma. Segundo a fábrica, trata-se da carroceria mais leve da categoria, capaz de transportar 2,2 mil kg por metro quadrado de carga útil. Ela foi fabricada para um caminhão truck com capacidade de carga de 23 toneladas de peso bruto total (PTB), e é indicada para o transporte de cargas secas, fracionadas, paletizadsa e até vergalhões e madeiras.
De acordo com o engenheiro Marcelo Gonçalves, coordenador da Abal, o implemento pode ser customizado, de acordo com o perfil de atuação do cliente. Como semirreboque, poderá representar duas toneladas a menos de tara. Num caminhão-tanque, segundo ele, seriam três toneladas a menos.
O implemento ainda não foi homologado e só deve chegar ao mercado em um prazo mínimo de seis meses.
Mercado
A Noma, cuja sede fica em Maringá, atualmente constrói sua segunda planta, em Tatuí (SP). Segundo Marcos Noma, assim que a fábrica estiver pronta, será possível dobrar a produção, que hoje é de 7.600 implementos por ano. Ele calcula que a participação da marca no País passará dos atuais 10% para 15%. Isso porque o mercado brasileiro de implemento está em constante crescimento e todas as fábricas vão aumentar sua produção.
Até o ano que vem, a Noma terá mais quatro distribuidores no País, totalizando 59.