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MAN permanece na liderança em caminhões

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A Anfavea confirmou a liderança da MAN Latin America no mercado brasileiro de caminhões pelo décimo primeiro ano consecutivo. Segundo os números do Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM, divulgados hoje (07/01) pela entidade, a empresa fechou 2013 com 40.834 unidades emplacadas e uma participação de 26,9% de mercado.

A indústria cresceu 11% em relação a 2012, totalizando 154.549 unidades emplacadas. As compras de veículos feitas pelo Governo, as taxas atrativas do Finame PSI, além dos programas de incentivo à renovação de frota, foram importantes para esse crescimento: “Não podemos esquecer as obras de infraestrutura e a safra recorde, que alavancou o segmento extrapesado”, lembrou Roberto Cortes, presidente e CEO da companhia.

vw 24.280Também segundo os números do RENAVAM, a MAN Latin America posicionou dois modelos de caminhões entre os dez mais vendidos de 2013. O Constellation 24.280 6X2 manteve o topo do ranking com 9.329 unidades emplacadas. Já o leve Delivery 8.160 4×2 garantiu o terceiro lugar com 6.936 unidades.

Enquanto isso, e sem números consolidados, a Daimler Trucks, detentora da marca Mercedes-Benz, comemora os resultados de 2013 no mundo: nos primeiros 11 meses de 2013, a Divisão entregou 433.600 veículos das marcas Mercedes-Benz, Fuso, Freightliner, Western Star, Thomas Built Buses e BharatBenz. Como resultado, as vendas foram 2% maiores do que no mesmo período no ano anterior, quando foram vendidas 424.000 unidades.

O negócio também melhorou para a Daimler Trucks no Brasil, que é o maior mercado de caminhões da Mercedes-Benz. A Divisão foi capaz de se beneficiar de seus caminhões produzidos localmente e também aumentou as entregas em mais de um terço para 37.300 veículos nos primeiros 11 meses de 2013 (jan-nov 2012: 27.500). A participação de mercado atingiu 24,4%. O mercado como um todo cresceu 14%. É importante destacar que os números de vendas para os primeiros 11 meses de 2013 incluem vários contratos importantes ainda não refletidos nos números de emplacamentos, que são relevantes para determinar a participação de mercado.

RECORDE – Impulsionada pelo bom desempenho das exportações, do agronegócio e pela substituição de veículos importados por nacionais, a produção brasileira de autoveículos de 2013 foi a melhor da história da indústria automobilística. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 7, em São Paulo, SP, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea.

As 3,74 milhões de unidades produzidas em 2013 superaram em 9,9% as 3,40 milhões de 2012. No último mês do ano saíram das linhas de montagem brasileiras 235,8 mil, 12,1% abaixo das 268,3 mil do mesmo mês de 2012 e inferior em 18,6% com relação as 289,6 mil de novembro de 2013.

Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, os resultados de 2013 foram positivos, mas a indústria tem muitos desafios para superar: “Hoje o Brasil é o quarto maior mercado no mundo, mas apenas o sétimo maior produtor. E para subirmos nesse ranking teremos que melhorar nossas condições de competitividade. Em 2013 demos importantes passos com a consolidação do Inovar-Auto, atração de investimentos para o desenvolvimento da produção local e apresentação de projetos como o Inovar-Máquinas, Inovar-Tecnologias e Exportar-Auto”.

A Anfavea também divulgou suas projeções para 2014, que apontam para novos recordes. A associação projeta aumento de 0,7% na produção, 1,1% no licenciamento, 2,1% nas exportações em unidades e 2,6% nas exportações em valores. Para o segmento de máquinas agrícolas, as projeções indicam estabilidade em produção e exportações e 1,1% de alta em vendas internas.

FONTE: ASSESSORIAS DE IMPRENSA

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