Nelson Bortolin
Depois de mais de 40 dias sem poder fazer negócios pelo Programa de Sustentação do Investimento (PSI), as concessionárias de caminhão respiraram aliviadas na última sexta-feira (24), com a publicação, no Diário Oficial da União, da portaria 29, que traz as novas regras de Finame e Pró-Caminhoeiro. Só agora, as lojas poderão faturar os primeiros veículos do ano utilizando os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
O gerente comercial da Konrad, concessionária da marca Ford, em Maringá, Fernando Xavier Mourão, conta que está correndo contra o tempo para faturar até a próxima sexta-feira (31) todos os veículos que foram vendidos nos últimos 40 dias. É que até lá será possível utilizar a modalidade simplificada. Depois, somente a convencional.
Na primeira, o banco de varejo autoriza o faturamento e depois manda a documentação para o BNDES. Na forma convencional, o banco envia a documentação para o BNDES, que a analisa e autoriza o faturamento, o que pode levar a concessionária a uma espera de até 90 dias pelo dinheiro.
Apesar dos negócios estarem suspensos desde 13 de dezembro, Mourão comemorou o fato de o banco de fomento ter liberado em grande monta os recursos pendentes do ano passado. “Tínhamos R$ 10 milhões para receber e recebemos mais de R$ 8 milhões”, afirma.
Clique aqui para ler a portaria 29.