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Chinesa Shacman garante que não vai repetir estratégia da Sinotruk no Brasil

DAF - Oportunidade 2024
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“Aprendemos com os erros da Sinotruk e não vamos repetir a mesma estratégia. Somos empresas distintas. Nossa prioridade será garantir a manutenção dos caminhões que forem vendidos no Brasil”. Foi o que disse hoje a um grupo de jornalistas brasileiros convidado a visitar a planta da Xi’an o diretor de exportação da montadora chinesa Shacman Li Jian.

A nova cabine X 3000 chegará em breve ao Brasil

A nova cabine X 3000 chegará em breve ao Brasil

Com capacidade para produzir 200 mil caminhões por ano, a empresa tem planos de tornar o Brasil o segundo maior mercado da marca superando apenas o chinês. Com plantas instaladas via transferência de tecnologia – ou seja, sem investimento direto – no Irã, Sudão, Etiópia, África do Sul, Cazaquistão e Malásia, a Shacman comercializou 95 mil caminhões em 2013. Para 2014 a meta é repetir a marca de 120 mil unidades conquistada em 2011. Na China a montadora dispõe de uma rede de 200 concessionários e cerca de 3.500 pontos de apoio para manutenção.

Os problemas enfrentados pela Sinotruk, outra montadora chinesa que também comercializa caminhões no Brasil, começaram depois do programa Inovar Auto que aumentou a taxação de IPI sobre os veículos importados procurando estimular a fabricação local. A Sinotruk chegou a anunciar o início do funcionamento da sua fábrica em Lages (SC) para 2016, mas não se pronunciou mais sobre seus planos efetivos no Brasil.

Detalhe do novo conjunto ótico

Detalhe do novo conjunto ótico

Com isso, restou para a Shacman a missão de quebrar o receio dos transportadores quanto aos caminhões chineses. No Brasil a empresa é representada pela Metro-Shacman que está instalando uma fábrica na cidade paulista de Tatuí: “Nossa expectativa é conquistar 1% do mercado de caminhões pesados no Brasil, ou seja, vender ao ano em torno de 1200 caminhões até 2016 e ir ampliando conforme a resposta do mercado”,esclareceu Reinaldo Vieira, diretor de Marketing e Comunicação, durante a visita. A fábrica brasileira poderá ser base de exportação para outros países da América Latina e Mercosul.

A primeira loja no Brasil foi aberta em abril do ano passado, em Sorriso (MT), celeiro do agronegócio. É da própria Metro-Shacman e já vendeu cerca de 50 caminhões. A empresa entregou a representação em Minas Gerais e no Espírito Santo à rede de postos Faisão. Serão abertas outras cinco, todas em postos, menos a de Viana (ES). O eixo da BR-163 é prioridade: Cuiabá e Santarém estão em vista. Outros parceiros existem, para Ceará, Maranhão, Piauí, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e em breve também para São Paulo.

A cabine atual F 3000

A cabine atual F 3000

Os três modelos que estão sendo comercializados no Brasil têm preços bem mais em conta que os de outras marcas.  O TT 420 6×4 custa R$ 277 mil, o TT 385 6×4, R$ 270 mil, e o TT 385 4×2, R$ 242 mil. “Estamos lançando um plano de financiamento de 36 meses com taxas e condições bem parecidas com as do Finame. Em breve divulgaremos mais detalhes”, adiantou Vieira.

Foi a primeira vez na história da fábrica, fundada em 1968, que um grupo de jornalistas foi convidado a visitar as instalações. Não foram permitidas fotos da linha de montagem mas a Shacman aproveitou para apresentar a nova cabine X 3000 – sucessora do modelo atual F 3000 – e que deverá estar em breve no Brasil. Com nova grade frontal, novo conjunto ótico e painel mais envolvente, as mudanças buscaram deixar o caminhão mais bonito e mais confortável.

Representantes da empresa adiantaram também que um novo projeto de cabine está em andamento a partir de um trabalho conjunto com uma empresa de design da Áustria. “A X 3000 é uma evolução da F 3000. Este novo projeto prevê linhas e detalhes de acabamento totalmente novos”, adiantaram.

A nova edição da Revista Carga Pesada – em breve neste site – trará um panorama geral sobre a atuação das novas marcas de caminhões que estão chegando ao mercado brasileiro.

Nota da Redação: Se você tiver alguma curiosidade em relação à operação da Shacman no Brasil ou no mundo, utilize o espaço abaixo e envie sua pergunta que procuraremos a resposta diretamente junto à diretoria da empresa durante esta visita à fábrica na China.

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3 Comentários

  1. no brasil nenhuma trasportadora tem condições de financiar experiencia de caminhões que não temos como saber se suportaram nossas estradas e principalmente se conseguem pagar os impostos e taxas deste governo, e se terão manutenção adequada. precisamos saber como eles iram iniciar a aprovação destes caminhões chineses que ja temos prova se ser um abuso a quem tem boa fé.

  2. Hudson Pereira on

    Boa noite, usando os modelos Sinotruck como referencia aos caminhões de uma outra montadora chinesa de marca FOTON, a Sinotruck perde em muito, precisaria de mais informações sobre os caminhões Schacman para uma melhor avaliação. Os modelos FOTON tem motor MB/CUMINS e câmbio ZF alemão, só isso já é um fator positivo da marca…

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