Chega na semana que vem às revendas o novo Renault Kangoo, pronto para aumentar a participação da marca no segmento de furgões leves e consolidar o segundo lugar entre os modelos mais vendidos.
Para encarar o líder Fiorino que já acumula 30 anos de história, a Renault está oferecendo porta lateral mais barata, item não disponível no modelo da Fiat. Com preço básico de R$ 40.850,00, mais R$ 1.000,00 da porta lateral (que custava R$ 1600,00), o novo Kangoo chega a R$ 41.850,00 contra R$ 40.380,00 do Fiorino com porta traseira. E fica bem mais em conta que o Dobló, também da Fiat, que com o acesso lateral chega a R$ 46.310.
“Se não tivesse porta lateral, será que a Kombi teria sido líder em vendas por tantos anos?”, questionou Juliano Machado, gerente de marketing de comerciais leves da Renault, durante a apresentação para a imprensa do novo modelo. O objetivo do opcional é facilitar a carga e descarga, trazendo mais agilidade e economia de tempo, já que neste tipo de operação o motorista é quem também faz o manuseio da carga. Ele estima que pelo menos 80% das vendas do novo modelo sejam com porta lateral.
Além da nova identidade visual da marca, o novo Kangoo vem também com nova ambientação interna, novos tecidos nos bancos e, atendendo a legislação vigente, freios ABS e airbag duplo de série.
A Renault garante que o modelo oferece também maior capacidade de carga do segmento: 800 kg em 2,8 metros cúbicos e portas traseiras assimétricas com ângulo de abertura de 180º.
O Renault Kangoo fechou 2013 com 5562 unidades vendidas e 17,5% de participação de mercado. Isso representa um crescimento de 4,7% em comparação com 2012, num segmento que registrou queda de 15,1%. Este resultado é recorde do modelo no Brasil desde o seu lançamento em 2000.
Contribuiu para este resultado o foco crescente nos veículos comerciais e a ampliação da rede exclusiva para clientes profissionais, a Renault Pro+ que já conta com 53 pontos no País. Outro diferencial foi a venda direta a grandes frotistas como Correios, e Nestlé, e facilidades no financiamento direto via Financeira Renault.
Outro trunfo, segundo Machado, é oferecer a cesta básica de peças mais barata do segmento. E para o perfil de comprador do Kangoo, este não é um diferencial percebido apenas no pós vendas, na hora da manutenção, mas já no momento da compra. Tanto que a Renault também oferece um custo fixo das revisões: a de 10 mil quilômetros custa R$ 221,00 e a de 60 mil custa R$ 555,00.
O modelo é equipado com o motor 1.6 16V Hi-Flex, que desenvolve potência de 98,3 cv (etanol) e 95 cv (gasolina), a 5.000 rpm. O torque máximo é de 15,3 kgfm (etanol) e de 15,1 kgfm (gasolina), a 3.750 rpm, classificado com nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).