A Ford completou 95 anos de Brasil. A empresa chega a este marco com portfólio de produtos globais, a maior renovação de veículos de sua história e a introdução de novas tecnologias voltadas à eficiência e à segurança veicular nos vários segmentos de mercado de automóveis, picapes e caminhões leves, médios e pesados.
A meta de ter 100% de sua linha no Brasil formada por produtos globais, antes programada para 2015, foi antecipada para este ano e será consolidada nos próximos meses com o lançamento de dois novos compactos, dentro da estratégia que tem comandado o crescimento da marca no mundo.
A linha atual da Ford é formada pelo New Fiesta Hatch e Sedan, Focus Hatch e Sedan, Fusion, EcoSport e Ranger, além do Edge e Fiesta Rocam. Na linha de caminhões, introduziu os extrapesados Cargo, os leves Cargo 816 e Cargo 1119 e ainda este ano deve lançar os novos modelos da Série F.
A marca também trouxe grandes inovações em motores. Este mês, apresentou o motor 1.0 3C Duplo Comando do Novo Ka. Pouco antes, lançou o primeiro motor flex com injeção direta, o Duratec 2.0 Direct Flex, e um novo sistema de partida a frio, o Ford Easy Start, que dispensa o tanquinho adicional de gasolina. O Ford Fusion Hybrid, com motores a gasolina e elétrico, detém o título de carro mais econômico do País no ranking de consumo do INMETRO/CONPET.
Engenharia
O momento da Ford é marcado ainda pela internacionalização da engenharia brasileira. O EcoSport desenvolvido no Brasil é sucesso em dezenas de mercados da América do Sul, Europa e Ásia, incluindo China, Índia e Tailândia, e o Ka Concept, também criado no centro de desenvolvimento de Camaçari – um dos mais modernos do mundo – vai seguir a mesma trajetória.
“A Ford está num momento muito positivo, tanto no mercado mundial como no Brasil, impulsionado pelo sucesso de suas plataformas globais. E muito mais está por vir em segmentos chaves do mercado”, destaca Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul. “Mais do que um polo de produção, a Ford Brasil tornou-se um centro global de criação de veículos, com uma estrutura avançada de desenvolvimento de design e engenharia.”
História
Em 24 de abril de 1919, Henry Ford aprovou a instalação da primeira montadora de automóveis no Brasil. Hoje, além das linhas de montagem em São Bernardo do Campo, SP, e Camaçari, BA, a sua estrutura inclui a fábrica de motores e transmissões em Taubaté, SP, o Campo de Provas de Tatuí, SP, e a recém-inaugurada fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex, a primeira do Nordeste brasileiro. A nova fábrica faz parte do investimento de R$4,5 bilhões programado pela Ford no período de 2011–2015, o maior da sua história.