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PSI é prorrogado até o fim de 2015

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Agência Brasil

 

Criado em 2009, o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) será prorrogado até o fim de 2015. O programa, que inclui o Finame PSI e o Procaminhoneiro, oferece linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a compra e a exportação de bens de capital – máquinas, equipamentos, caminhões e ônibus usados na produção – e investimentos em pesquisa e inovação.

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O PSI acabaria em 31 de dezembro. Neste ano, o orçamento do programa é de R$ 80 bilhões, dos quais R$ 65 bilhões com recursos do BNDES. Para 2015, o valor ainda não está definido, mas, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deverá ficar próximo ao volume disponível em 2014.

O PSI ganhará ainda uma modalidade, que financiará a modernização de fábricas. O subprograma oferecerá linhas de crédito para a compra e o leasing (arrendamento) de máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional.

Segundo Mantega, a prorrogação do PSI havia sido pedida pelo Fórum Nacional da Indústria, que reúne empresários de 36 setores com a presidenta Dilma Rousseff desde maio. O grupo discute propostas para melhorar a competitividade da indústria brasileira.

Os juros para compra de caminhões são de 6% ao ano.

 

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7 Comentários

  1. Nivaldo Baptista on

    Já acabaram com o caminhoneiro autônomo,os que resistem estão tão endividado que não consegue manter o caminhão nem a família,ai vem um tonto dizer que tem que aumentar os juros que tem muito caminhão eu não conheço nenhum autônomo que conseguiu este prócaminhoneiro,você acha que os bancos tem interesse em dar dinheiro barato para quem já esta quebrado como os autônomos.

  2. Desde a criação do PSI 2009,foi muito bom p/adquirirmos um bem. Houve também o crescimento das compras de caminhões nas empresas e o monopólio das empresas no transportes, onde a melhor fatia do trabalhos suas frotas e quem transporta e as migalhas de fretes ou sobras, quem faz somos nós transportadores autônomos. Ficando muito difícil para pagamentos do bem adquirido pelos autônomos com preços do diesel pneus e despesas tão caras em torno do transporte hoje. Precisa reaver estas formas no transporte,porque se não , o que adianta incentivo de comprar e taxas baixas se não temos como manter com os custos tão altos e que nós fazem entrar em crise financeira trabalhando.

  3. andré luis martins ferro on

    Ja não tem como segurar, estamos acabando o governo tem que lançar linha de credito é para nós mantermos no mercado, não adianta soltar financiamento, com caminhão hoje não paga parcela, mesmo que voce seja o dono e motorista, e so fazer uma pesquisa e ver quantas pessoas estão perdendo os caminhões, quantos estão inadimplentes, e quantos dão o caminhão para você continuar pagando, hoje não fecha os custos mais e se continuar temos que vender o que temos para pagar os custos.Balela, não entre nessa que não se paga mais caminhão com o frete que esta hoje. O governo seria prudente se lançasse um plano de recuperação do setor e não endividar.Nos pequenos estamos sendo massacrados,e o autonomo se arisca fazendo jornada dupla para pagar parcela de caminha e colocar o arroz e o feijão na mesa,não sei o que fazer mais, por que temos nossos motoristas como parceiros e parte de nossa familia,é ruim vc ver sua familia passando por necessidade.

  4. este governo é brincadeira as transportadoras milionárias sempre saem ganhando cada dia mais, aqui na minha região tem uma grande que compra pelo BNDS usa os caminhões 6 meses de carência e quando vence a primeira parcela colocam a venda para os autônomos e os próprios motorista da frota. usam ate acabar e não pagam 1 real por eles ! e ainda tem concessionarias próprias especializadas…

  5. Por isso nada melhora no transporte ,gente falando bobagem como subir o juros ,falta de união para se reivindicar melhorias, cheio de atravessador , e isso o frete fica péssimo , cheio de restrições nas cidades e isso vai decapitando o transporte de carga , vai piorar mais por causa dessa desunião , cada vez mais vão restringir caminhão nas cidades o exemplo é o rodoanel em são Paulo estão fazendo com pressa pra faturar com os pedágios , assim restringindo as marginais em tem integral durante o dia !

  6. Pessoal:
    Autônomo não tem organização , não se entende nem em uma fila, não se respeita, quando fazem uma greve …a metade quer ir viajar e as autoridades e os nossos ¨REPRESENTANTES¨ na maioria das vezes são os mesmos, motorista NÃO VOTA, voces acham que eles vão facilitar a nossa vida sem ganhar nada ? Santa Ingenuidade de quem pensa conseguir alguma coisa desta maneira.
    Nós nos achamos tão espertos e inteligentes… e não conseguimos resolver nem os nossos problemas.
    Pensem nisto, nos organizemos, nos planejemos, nos respeitemos, e ai vão nos ouvir.
    Abraço a toda a companheirada.

  7. Edmilson Botelho on

    COMO ACONTECE COM OS AUTONOMOS,AS EMPRESAS DE ONIBUS DE TURISMO NO BRASIL,VIVEM A MERCE DA SORTE,
    SÓ AS GRANDES EMPRESAS DE LINHA,TEM JUROS E CONDICOES PARA ADQUIRIR ONIBUS NOVOS,E AINDA TEM UMA FISCALIZAÇAO ANTT,QUE ADORA SÓ FISCALIZAR ONIBUS DE TURISMO COM MULTAS ALTAS ,PARA SE TER UMA IDEIA,EXISTE MULTA DE VALORES ABSURDOS, 1.500,00 5.000,00 10,000.00,DEZ MIL REAIS.
    AI SIM,PARA AS MULTAS NÓS DE TURISMO SOMOS IGUAIS AS EMPRESAS GRANDES DE LINHAS.
    QUANDO É QUE VAMOS VER UM PAIS JUSTO!!!!!

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