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Transportadores adotam “balizador de fretes” para safra 2015

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EXCLUSIVO – Revista Carga Pesada

Do terminal de cargas de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, um percurso de 605 quilômetros, o frete mínimo por tonelada na próxima safra deve ser de R$ 90,00. Esta é uma das referências do Balizador de Custos de Fretes, criado por entidades de transporte do Mato Grosso, onde constam as principais rotas rodoviárias de escoamento da safra agrícola, bem como, os valores de tarifas mínimas de fretes por tonelada a serem praticadas durante todo o ano de 2015. Segundo as entidades signatárias ATC (Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso), Sindmat, Sindicam e Fettremat, a medida visa evitar que em 2015 haja uma quebradeira generalizada no setor de transportes.

safra descarga_opt“O objetivo deste Balizador é dar um referencial para o dono do caminhão seja ela empresário ou autônomo, na hora em que for negociar os seus fretes. Esta ação que envolve entidades e transportadores de cargas, não se trata de um Cartel formado para instituir um tabelamento de fretes agrícolas, como já fomos acusados por algumas tradings, mas sim, uma atitude emergencial de sobrevivência de um setor importante da economia, que já não estava mais suportando atuar com tarifas de fretes que não cobriam nem ao menos os custos de manutenção dos caminhões”, argumenta Miguel Mendes, presidente da ATC.

Ainda segundo a ATC, no ano passado, grande parte dos transportadores envolvidos com o agronegócio projetaram uma nova safra recorde e acabaram aproveitando a baixa taxa de juros disponibilizada pelo BNDES que chegou a 2,5% ao ano, para renovarem ou aumentarem as suas frotas. Acreditando que 2014 seria um bom exercício. “Por causa do aumento da produtividade, empresas não pouparam esforços para ampliar ou renovar seu patrimônio. Mas, infelizmente, as previsões não se confirmaram e os empresários e caminhoneiros autônomos acabaram amargando um enorme prejuízo até o momento, sendo alguns obrigados a desfazer de seus caminhões e saírem do setor”, avalia Mendes.

Por conta da alta atratividade despertada pelo setor no ano passado, muitas empresas de outros setores e até profissionais liberais se interessaram e acabaram ingressando no transporte rodoviário de cargas. “Isto acabou gerando uma grande oferta de caminhões este ano e contribuindo assim para a drástica redução da tarifa de fretes. Muito caminhão disponível, frete baixo, é essa a regra do setor”, ressalta o executivo. Mendes relata ainda que uma série de outros fatores também foram determinantes para o insucesso da manobra de investimento tão expressiva por parte das transportadoras.

“No primeiro semestre tivemos que conviver com um excesso de chuvas fora do normal na época da colheita da soja, isto fez com que os armazéns não ficassem lotados e exigissem a presença de um número maior de caminhões nas lavouras. Quando isto acontecia em safras anteriores, havia uma elevação considerável nas tarifas de frete. Aliado a isso, a nossa produtividade ainda foi reduzida em torno de 40% por causa do cumprimento da Lei dos Caminhoneiros que diminuiu a jornada de trabalho destes profissionais e também por causa das restrições de tráfego de caminhões impostas pela PRF nos feriados prolongados deste ano, durante o Carnaval, Semana Santa e Copa do Mundo”.

“A partir do segundo semestre houve uma queda muito brusca nas tarifas de frete, motivada pelo atraso na comercialização da safra de milho. Este atraso acabou reduzindo a demanda por transporte, ocasionando queda de produtividade e de faturamento das transportadoras”, acrescentou.

Prevendo uma piora ainda maior da situação, as empresas se uniram com entidades do setor, dentre elas a ATC, para solicitar junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) uma maneira de amenizar o problema. No mês de setembro, o banco acatou a proposta dos transportadores de renegociar o saldo devedor de seus contratos em até 60 meses de prazo para pagamento, com até 12 meses de carência.

“Acontece que os bancos intermediários não acataram os pedidos de renegociação das transportadoras, e isso acabou gerando um problema sério de inadimplência no setor, contribuindo para que muitas empresas de transporte viessem a pedir recuperação judicial”, concluiu.

Todo este cenário levou as entidades e adotarem o Balizador de Fretes cujos valores, por tonelada, seguem abaixo.

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21 Comentários

  1. PARABENS SR MIGUEL PELA ATITUDE, PRECISAVA DE UM HOMEM DE VERDADE PARA DAR INICIO A ESSE PROCESSO TÃO COMPLICADO QUE SE CHAMA “FALTA DE UNIÃO”SE O TRANSPORTADOR SOUBESSE A FORÇA QUE TEM NÃO ESTARIA EM SITUAÇÃO DIFICIL, MAS NENHUM QUER COLOCAR A CARA A BATER E “DESCER DO SALTO” QUER SER MAIS PODEROSO QUE OS OUTROS, AMADORES, COMPRARAM CAMINHÃO SEM PREVISÃO, VOCE JÁ VIRAM ALGUM PRODUTOR RURAL DOBRA A PRODUÇÃO NA MESMA AREA PLANTADA???? NÃO, ISSO NÃO EXISTE, AGORA OS TRANSPORTADORES DOBRARAM A FROTA EM 1 OU 2 ANOS, VOLTO A DIZER”AMADORES” FALTA DE PROFICIONALISMO, E ISSO QUE AS TRADINGS QUEREM , VER NOS QUEBRADO, APERTADO, ASSIM TRABALHAMOS A QUALQUER FRETE, QUANDO TEM REUNIÃO O QUE ELES NOS DIZEM??? VAI FALTAR CAMINHÃO, ANO QUE VEM SERA OTIMO, DESCULPE A EXPRESSÃO MAS OS TROUXAS ACREDITAM E ENTRAM EM BANCO, COMPRARAM CAMINHÃO COM JURO DE 2,5% AO ANO, AGORA ENTRA EM CHEQUE ESPECIAL A 10% AO MÊS, CONTA GARANTIDA A 4% AO MÊS, ÄMADORES”TODOS SÃO, NÃO SÃO PROFISIONAIS, O PREJUIZO DO CAMINHÃO E A LONGO PRAZO, MAS A CONTA CHEGA, E CHEGA PESADA, ESSE ANO VOCES TIRARAM MUITO DINHEIRO DO BOLSO, OU SE ENDIVIDARAM, VENDERAM O QUE TINHA BARATO, ENTRARAM EM AGIOTAS, SE ESSE BALIZADOR NÃO FUNCIONAR, ESSE RAMO ESTARÁ ACABADO, TODOS NOS NÃO SOMOS DE DESISTIR, MAS NÃO ADIANTA DAR MURO EM PONTA DE FACA, PULEM DO BARCO ANTES QUE AFUNDE!!!!!!

  2. Jorge Luiz Olegario on

    Se houvesse um Sindicato único no brasil que agregasse todos os autônomos do país, os preços dos fretes seriam uniformes para todo o país,todo profissional autônomo sindicalizado a este sindicato único teria que obedecer à tabela de fretes colocada pelo sindicato para esses profissionais. Mas com a quantidade de sindicatos no Brasil isso torna-se impossível de acontecer pela própria natureza das centenas de sindicatos espalhados pelo país cujo único objetivo é a permanência de seus presidentes e diretores na administração do dinheiro proveniente da contribuição sindical. Para informação : Na Alemanha existe 14 sindicatos representando toda as categorias de profissionais, no Brasil são mais de 14.000 sindicatos.

  3. vagner belletti on

    com a alta do petroleo , e tabelas defasadas de fretes , asfaltos com situaçoes precarias, taxas altas de pedagios , bancos e finaceiras teria que analisar mais , bnds por ex.liberaçao de creditos para pessoas que nem sequer sabe ok e um caminhao, causando , um impacto diferenciado no mundo da logistica de transportes , principalmente no transportes de graos ,atraso nas prestaçoes , pejudica os que querem levar a serio o mundo do transportes , pegando fretes diferenciados , fora de tabelas , prejudicando os outros ,sem contar que empresas ,pequenas que trabalha de dia para comer de noite, me desculpe a expessao . sem capitais de giros , liberaçao de creditos , etc … os profissionais do volante , vulgo motoristas seria mais , avaliados seu profissionalismo , os patroes , teria mai profissional nas estradas , teria mais lucros e os motoristas ganharia mais , agora como dis o colega ai assima nos comentarios anterior , jorje luis olegario , nos nao temos um sindicato digno entra politicos e sai politicos , e noz ai a deus dara , como dizia meu avo , se o pai e rico , o filho e remediado , como podemos obter melhoras num pais desse como o nossso amigos , patroes , e etc… nosso ramo que envolve transportes , esta precario no brasil , e quem pode mudar isso somos noz vai chegar a hora e a esperança de todo brasileiro abraços a todos um otimo dia a todos vcs

  4. Srs.
    Que tabela mal calculada e essa??

    Bi trem no Mt tem que rodar a no minimo 2.90o km em cada perna.
    Por isso os transportadores de graos continuam ferrados.TEM QUE APRENDER A FAZER CONTA GENTE.

  5. Mas tenho comentário sobre este fatos que vem ocorrendo com todas as transportadoras neste seguimento do granel. Toda vez que implantada uma nova empresa no seguimento a propria chega forçando o mercado para baixo com o pensamento em ganhar mercado e parceria com o cliente(onde isto não acontece), onde prejudica a própria e a concorrência que ja esta no mercado e atua a anos, mas ainda tem alguma que não deixar a outra embarcar com o pensamento de que esta nova vai embora rapido.
    Hoje vamos fazer uma cota simples no GO: Toda a produção hoje que e escoada no granel no GO esta em torno de 1.500.000/ton por mês, hoje atual no mercado citado media de 15 transportadora grande no seguimento do granel no GO, ai agora vai chegar na minha conclusão: Para embarcar 200.000/ton mês com uma margem de 3% que hoje e a realidade vai ser faturado R$ 600.000,00 bruto com um custo alto de despesas fixas, sendo que poderia deixar esta concorrência louca e embarcar 100.000/ton mês com qualidade e uma margem de 10% com um custo fixo menos que hoje daria R$ 1.000.000,00 bruto, mas a mentalidade e carregar volume e não deixar a concorrência trabalhar.
    Hoje ainda não esta sendo cumprida a lei vigente no pais com o pagamento do autônomo (cartão), onde algumas se sujeita a este descumprimento para se manter competitivo no seguimento, onde no futuro breve poderá trazer um grande impacto dentro da empresa que poderar levar muito tempo para recuperar.

    Conclusão: Menos volume, mais qualidade nas margem, trabalhando dentro da lei vigente, e as contas em no azul.

  6. PRIMEIRAMENTE MEUS PARABENS PELA INICIATIVA, MAIS GOSTARIA DE LEMBRAR SE NÓS CAMINHONEIROS E PROPRIETARIOS NÃO TOMARMOS COMO BASE ESTE BALIZADOR E FAZER FUNCIONAR DE NADA ADIANTA FICARÁ NA LEI DA OFERTA E PROCURA (OFERTA DE CAMINHOES FRETE BAIXO) FALTA DE CAMINHOES FRETE ALTO….
    PESSOAL TODAS MANIFESTAÇÕES FEITAS NO BRASIL INDEPENDENTE DE TRANSPORTE FUNCIONARAM DEU ALGUM RESULTADO SOMENTE NÃO DÁ RESULTADO NO TRANSPORTES PORQUE???? VAMOS NOS UNIR OU PARAMOS DE VEZ… ULTIMAMENTE SÓ RECLAMAMOS ENTRE NÓS MAIS ATITUDES NADA,,,
    PARABENS PARA OS PROFICIONAIS QUE FIZERAM ESTA TABELA BALIZADORA AUMENTANDO O COMBUSTIVEL SERÁ AUMENTADA PROPORCIALMENTE A TABELA É POR AI
    OBRIGADO

  7. JOÃO CAVALHEIRO on

    GENTE EU QUERO DIZER QUE O FRETE PARA CALCULAR O VALOR TEN QUE CALCULAR UM CAMINHÃO 6 EIXO POR K M RODADO PORQUE O CAMINHONEIRO PAGA TUDO POR K.M. RODADO PENEU PEDAGIO IPVA SEGURO A CUMIÇÃO COM UM FRETE IRIZÓRIO DO JEITO QUE ESTA IMAGINE 1000 KILOS OU UM TONELADA POR 200 REAIS VEJAM SÓ QUANTO FICA O KILO 0,20 CENTAVOS O KILO ISTO É UM ABUZO ARISCAR UMA FERRAMENTA CÁRO QUE É O CAMINHÃO QUE VALE 600,000,00PRA PUXA FRETE DE GRAÇA PELO AMOR DE DEUS SE NÃO PODEN PAGAR MAIS O RECURÇO É PARAR TUDO OU FICAR SEN NADA NEN RICO TÁ AGUENTANDO MAIS EM CIMA DO CAMINHÃO TODOS GANHAM MENOS O DONO

  8. José de Arimateia on

    Os transportadores precisa entender que os frete é o que paga as conta e que quando nao tem dinheiro pra pagar o financiamento as trades mandam nos pra pqp e a gente fica aqui se matando pra pegar qualquer carga.
    Nao tem planejamento, nao tem regularidade de carga e nos sempre se fudeno pagano as conta. Eu achei baixo a tabela, com esses preço nao paga as conta. Pico de safra eu nao desco de Sorriso pra Santos por menos de R$300/ton.
    Se essa tabela vaza nenhuma trade vai querer pagar mais que o minimo.

  9. A ganancia saiu pela culatra, em vez de menos caminhão trabalhar mais, muitos caminhões trabalham menos, mas as prestações vencem, continuem comprando caminhões, aumentando a frota e vamos puxar uma só carga por ano, pois o saco da ganancia não enche nunca

  10. Zaldo Calisto de Lima on

    Ja é um grande começo, temos que procurar melhorar o cenário em que nos encontramos, agora as pessoas que estão fazendo critica que apresente ideias e soluções para mudarmos o cenário, pois precisamos e ter atitudes e acoes, e não esperar que alguém vá resolver o nosso problema, pois o governo não ta nem ae para o nosso problema, pra eles o mercado que se ajuste, e o tomador de frete vai querer pagar o frete sempre mais barato mesmo. Zaldo (União Transportes)

  11. E isso aí até quem fim estão tomando alguma providência quanto os preços de fretes,mas não podemos esquecer que os outros sindicatos também tem que tomar as mesmas medidas do sindicato do Mato Grosso e realizar essa tabela porque c não o Mato Grosso briga e os outros estados nada fazem então estamos na hora de c unir e brigar pelos mesmos objetivos e não esquecer do alto custo do óleo diesel e do absurdo preços de pedágios praticados pelas concessionárias então meus queridos presidentes de sindicato do Paraná , São Paulo ,Goiás ,minas ,Bahia ,Santa Catarina , rio grande do sul ,Rondônia ,e muitos outros vamos levar isso para os estados fazer igual o presidente do Mato Grosso está fazendo porque já e um grande começo abraço a todos e vamos torcer porque c não der certo vamos cair no mesmo buraco

  12. JOÃO LUIZ GIONA on

    Acho que diante do quadro que atravessamos, esta tabela está de bom tamanho, o que precisa é realmente se não funcionar, o segmento não deve retornar as atividades, sómente agindo assim acredito que tenhamos sucesso. Vamos paralizar gente, vamos acreditar em nossa força, chegamos no fundo do poço, vamos fazer mais este sacrificio, não precisa muito, um ou dois meses é suficiente, a única coisa que não pode acontecer é falta de união da classe. Infelizmente é o que temos presenciado ultimamente.

  13. Olá Galera da estrada, boa tarde! Amigos e camaradas, de acordo com as mensagens anunciadas, penso que já está na hora de os sindicatos se unirem e criar uma federação dos transportadores autônomos, não sei se já existe. Uma federação poderia criar regras para que todos nós fossemos beneficiados. Se continuar com cada sindicato fazendo a sua “regra” entraremos numa briga de cachorro louco que nunca acaba, com a federação, a coisa mudaria certamente. Pois a lei seria divulgada e cada um cumpriria a sua parte. Outra coisa importantíssima é não fazer financiamento com prestações que nos impunha trabalhar de dia de noite para arcar com o compromisso. Se a prestação é compatível com um trabalho que dentro de no máximo dez dias ser possível ter o valor da prestação garantido, sobraria 20 dias para que possamos exigir fretes com valor suficiente. E após esses 20 dias teremos de ter guardado sempre um montante para pagar pelo menos umas 3 ou 4 prestações. Assim dá para pensar e não ficar como loucos andando a qualquer custo. Isso se chama planejamento, é assim que faço e sempre dá certo.

  14. O frete tem que ser pago por km rodado, considerando as condições do trajeto, podendo ser mais ou menos, mas nunca inferior a um valor que não seja bom para o caminhoneiro, independente de ser “retorno” ou não, indo ou voltando o gasto do caminhão é o mesmo. Hoje o caminhão carrega uma carga meia boca para o porto e tem que voltar com um frete de fertilizante a troco do diesel e olhe la, ou volta vazio. Essa tabela tem muito MT e os outros estados como o PR que é um grande produtor de grãos? Hoje quem ganha dinheiro são esses atravessadores, ouvi falar que algumas só tem CNPJ e nenhum caminhão, pegam uma carga a um determinado valor e repassam bem menos para o caminhoneiro ou pequenas transportadoras, fazem o seguro da carga e pronto…

  15. Bom dia a todos os colegas de profissão,em meus cauculos valor correto do frete seria dividendos litro disel X KM rodados X toneladas,e deixe que o governo aumente o disel o quanto quiser. vamos lutar numa tabela assim sera justo não adianta brigar o disel jamais vai baixar o preco OK.

  16. amigo caminhoneiro agora que è hora de fazer uma greve para valorizar mais o frete temos que aprender que quem manda nos fretes somos nos .

  17. Concordo plenamente com uma tabela minima de frete que deveria ser fiscalizada pela receita federal pois os caminhoneiros autonomos estao mendingando pelas estradas ou seja ganham menos que um trabalhador braçal e ainda somos humilhados em postos de combustiveis,as transportadoras estao enriquecendo a nossas custas e nos fazendo de escravos muitas vezes nos dizem que o seu cliente precisa da mercadoria urgente e quando chegamos ao destino é pura mentira e ficamos feito palhaços na frente das empresas que nao tem banheiro ou ate mesmo agua para tomar agente fala em estadia que e lei eles oferecem esmolas,isso tem que acabar digo mafia de transportadoras, ate parece que caminhoneiro autonomo nao faz investimento! pois digo como autonomo que sou que nao roubei a petrobras e nem pertenço a nenhuma mafia vivo do meu trabalho suado tambem nao roubo cargas para ser explorado em terminais de descarregamento de graos os quais vivo pagando quebras que tenho absoluta certeza que nao roubei e nem derramei nas estradas venho atravez deste me manifestar e desabafar pois nao sei mais para que lado correr as contas estao chegando e os fretes que tenho carregado nao cobrem minhas despesas e muitos colegas estao na mesma situaçao pergunto sera que estamos todos errados????

  18. No estados Unidos o caminhão de Granel não anda mais que 200km, tudo é via hidrovias e ferrovias assim dando maior qualidade de vida para os motoristas e menas manutenção para rodovias

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