É como se o gerente ou o dono da empresa estivesse sempre sentado ao lado do motorista na boleia. Esta é a principal proposta dos sistemas de gerenciamento de frota: o controle à distância da situação do veículo e de como ele está sendo conduzido. No caso da Mercedes-Benz este sistema foi lançado em 2010 e batizado FleetBoard. Agora ele ganha uma nova versão que incorpora módulos de rastreamento para maior segurança em caso de roubo, já que as estatísticas só fazem crescer.
E de roubo de carga os transportadores brasileiros entendem, tanto que esta nova versão está sendo lançada primeiro no Brasil e será oferecida em outros países onde mais de 100 mil caminhões já rodam com o monitoramento do Fleetboard. No Brasil, já são mais de 3 mil instalados nos modelos extrapesados Actros e Axor. A partir de agora, outra novidade, o programa pode ser instalado em toda linha de caminhões. Na compra do veículo novo, o custo de aquisição é praticamente zero e o pacote básico envolve uma despesa mensal a partir de R$ 99,00
Utilizando recursos da telemática, o FleetBoard agrega ferramentas da informática com os recursos da Internet e da telefonia móvel para proporcionar uma gestão mais eficiente da frota e dos motoristas, assim como auxiliar na segurança do veículo e da carga.
“Entre os grandes benefícios do FleetBoard para os transportadores destacam-se, em situações reais de uso no Brasil, a redução de até 15% do custo operacional, considerando consumo e manutenções, e também maior disponibilidade da frota, o que resulta em mais produtividade e rentabilidade para o cliente”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Marketing, Vendas e Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso atende às expectativas das empresas de transporte do nosso País, que estão se profissionalizando cada vez mais, buscando entender melhor sua frota a fim de otimizar os custos operacionais”.
Outra grande vantagem é que o sistema já vem com o veículo de fábrica, totalmente integrado ao gerenciamento eletrônico. Com isso, fica impossível manipular ou retirar os módulos. Se isso acontecer, o caminhão simplesmente para: “O nosso compromisso é que o cliente não precise comprar o caminhão em um lugar, um sistema de gestão de frota em outro e o rastreador em um terceiro local”, destaca Leoncini. “Na Mercedes-Benz, ele encontra tudo isso, com a credibilidade de quem dispõe de amplo conhecimento e experiência no assunto”.
Foram investidos R$ 40 milhões no desenvolvimento desta nova versão que envolveu também uma parceria com a empresa Zatix, detentora de marcas conhecidas no mercado como a Omnilink e Graber. “O resultado foi essa tecnologia ideal para atender às características do mercado brasileiro e às necessidades dos nossos clientes”, diz Andre Weisz, responsável pelo Fleetboard no Brasil.
A Mercedes-Benz buscou atender a uma das principais demandas dos transportadores : que o sistema não seja manipulável. “O novo aparelho não está visível no interior da cabina e faz parte do gerenciamento eletrônico do veículo. Por isso, é extremamente seguro, não permitindo manipulação ou mesmo sua retirada. Isso propicia tranquilidade e uma solução na qual o cliente pode depositar sua confiança”, garante André Weisz.
Outra vantagem do produto é que o controle do consumo de combustível, por exemplo, item essencial no controle de custos das frotas, não depende do nível do tanque ou outros indicadores. Ele está ligado diretamente ao sistema de injeção de diesel do caminhão.
“Graças às facilidades do FleetBoard, os gestores da frota têm total controle e acesso a informações sobre o estilo de direção de cada motorista, bem como relatórios com indicação de pontos de melhoria na condução”, diz Weisz. “Eles fornecem dados que auxiliam o condutor do veículo a alcançar um melhor desempenho, dirigindo de uma forma mais econômica e segura, com menor consumo de combustível, ampliando os intervalos entre as manutenções”.
O sistema atribui notas aos motoristas permitindo uma avaliação personalizada do estilo de condução de cada um. Com isso e empresa pode obter um desempenho mais uniforme na frota, com ganhos de escala e criação de um padrão de dirigibilidade. O treinamento dos motoristas é contínuo, identificando as conduções inadequadas e contribuindo para o aprimoramento profissional do motorista.
De acordo com André, outro possível resultado proporcionado pelo uso dessa ferramenta é a redução do consumo de lubrificantes, filtros e freios. “E com a evolução da nota referente à direção preventiva, há uma redução significativa do risco de acidentes, aumentando a segurança do motorista, assim como do veículo e da carga”.
Outro dado muito importante fornecido pelo sistema é a visualização das pausas que o motorista faz durante a viagem. Isso permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme a nova legislação. O sistema oferece mais vantagens, como o diagnóstico remoto de falhas e a manutenção preventiva, auxiliando na redução dos custos de manutenção.
O acesso aos dados e às informações da frota é muito simples, bastando apenas um computador ou telefone móvel com Internet e a contratação dos serviços. Com isso, a gestão de frota é feita à distância, nos computadores dos escritórios das empresas de transportes. Também por meio de smartphones e tablets – incluindo aplicativos para iPhone e iPad – o gestor pode acompanhar o desempenho de um veículo ou de toda a frota. Ou seja, ele tem sempre à mão diversas informações, como a localização e a performance de seus caminhões.
1 comentário
Boa tarde, gostei