Nelson Bortolin
Reportagem Local
Agora só depende da sanção da presidente Dilma Rousseff. O refinanciamento de caminhões, medida anunciada no início de março para atender às reivindicações dos caminhoneiros em greve, foi aprovado ontem no Senado. O projeto de lei de conversão (PLV 2/2015) é originário da Medida Provisória 661/2014, que já havia sido aprovado na Câmara.
Se a presidente sancionar o projeto, poderão ser beneficiados desde caminhoneiros autônomos até as maiores empresas de transporte rodoviário de carga. A diferença é que só autônomos e empresas com receita bruta de até R$ 2,4 milhões por ano terão juros subvencionados pela União. As condições serão definidas pelo Ministério da Fazenda.
O projeto diz que os pedidos de refinanciamento poderão ocorrer até 31 de dezembro deste ano para os contratos firmados até 31 de dezembro do ano passado para compra de “caminhões, chassis, caminhões-tratores, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semirreboques, incluídos os tipo dolly, tanques e afins, carrocerias para caminhões, novos e usados, sistemas de rastreamento novos, seguro do bem e seguro prestamista”.
Podem ser refinanciadas “as 12 primeiras parcelas com vencimento a partir da formalização da operação de refinanciamento” ou “das parcelas restantes com vencimento a partir da formalização da operação de refinanciamento, se em número menor que 12”.
4 Comentários
Bom dia Lindomar, meu papel aqui em Brasilia é a total transparencia nas negociações com o governo federal no que diz respeito aos caminhoneiros, foi eu quem promoveu o caminhonaço até Brasilia estou me esforçando muito em busca de transparencia, deixo todos meus afazeres para trás inclusive minha familia, tenho tres filhos que esperam o pai em casa e prometi a eles que vou levar respostas positivas e tenho certeza que estou fazendo a coisa certa, não adianta protestar on line temos que arregaçar as mangas e ir em busca do objetivo……..
Mais uma vez acorda esta afrochando pro lado dos carreteiros, será que esta rolando dinheiro novamente! não existe este disse me disse, ou vai ou racha, ou abaixa o valor de combustível nas bombas ou aumenta o frete. O resto e só conversa fiada, O que paga conta que eu conheço e dinheiro, têm algum caminhoneiro pagando suas contas! então não esta dando p/ pagar? Dilma resolve ou para tudo, do jeito que esta não da mais p/ aguentar, muita conversa e pouca ação.
Oi boa tarde pessoal, nossa classe e´a mais covarde que existe nao temos uniao se classe toda parace da jeito sim mas quando o caminhao quebra a gente para ate uma semana e ainda gastando agora parar uns dias quase nimguem para e isso vamos trabalhar de graça semm reclamar pois temos a força de parar este Pais e so querer, a nossa classe deveria ser recebido em qualquer parte do Brasil com honras e tapetes vermelhos se nao fosse nos a Dilma ia comer mato, porem nossa classe e muito humilhada nas transportado ate no cliente fazem o que quer com nos vamos colegas acordar
Hoje é dia 30/04/2015. Segundo as lideranças ESTAMOS EM GREVE. Onde está acontecendo esta greve??? Somos covardes demais para fazer acontecer. Aqui em São Paulo os pedágios continuarão a cobrar eixo suspenso. Quem manda aqui é o Alckmim. Caminhoneiro é CARNEIRINHO no estado de São Paulo. Inclusive quem está de passagem.