Levantamento feito pela Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC&Logística), coordenado pelo assessor de segurança Coronel Paulo Roberto de Souza, traz índices atualizados e alarmantes sobre o Roubo de Cargas no Brasil. De acordo com as fontes apuradas, estima-se que em 2014 o aumento de casos foi de mais de 16% se comparado ao ano anterior, somando 17.500 casos. A região sudeste representa 85,31% dessas ocorrências, sendo sua grande maioria em áreas urbanas, com 75% dos casos.
Na região sudeste, os números mais preocupantes são do estado do Rio de Janeiro que em 2013 registrou 3.535 casos e, no ano de 2014 contabilizou 5.889, elevando em aproximadamente 67% as ocorrências no período.
Segundo Souza, os números continuam subindo porque a legislação é branda com os criminosos. “A sensação de impunidade é o que motiva esse tipo de crime. A fragilidade do enquadramento penal só se intensificou com o passar dos anos. Observemos, por exemplo, a Lei 12.403 sancionada pela presidente no ano de 2011, que está em vigor, e ameniza os efeitos do código penal, criando a categoria de crimes de menor potencial ofensivo, aqueles com até quatro anos de pena, ou seja, com intuito de diminuir a quantidade de presos no país, essa lei garante que, no caso de crimes de menor potencial ofensivo, nos quais se incluem os de receptação de cargas, o indivíduo seja levado ao Departamento de Polícia e indiciado, porém será liberado e poderá aguardar o processo em liberdade, após o pagamento da fiança”, afirma.
Considerando o cenário atual, em que os modus operandi desses criminosos incluem o uso do Jammer (aparelho que bloqueia o sinal de sistemas como GPS e celulares), as transportadoras precisam estar cada vez mais informadas sobre a forma de atuar desses marginais e investir em tecnologia e em processos de gestão (como o planejamento de rotas e regras específicas para a operação), como forma de neutralizar as ações criminosas. Vale um alerta ainda maior para os transportadores de eletroeletrônicos, carga mais visada, segundo o levantamento.
Histórico
Nos últimos quatro anos, o aumento de Roubo de Cargas no Brasil foi de 42% e, só nos últimos dois anos, houve um prejuízo acumulado de 2 bilhões de reais. Veja aqui os dados do ano anterior
Muitos Estados, como Minas Gerais e São Paulo, começaram no último ano com uma movimentação de Delegacias Especializadas como opção de combate a esse problema que afeta diretamente toda a sociedade, uma vez que os custos com seguradoras e prejuízos acabam sendo repassados ao consumidor final.
Porém, ainda de acordo com Souza, esse processo depende, inevitavelmente, de ações de uma legislação efetiva e de um sistema articulado entre organismos Federais, Estaduais e até Secretarias da Fazenda para combate a assaltantes e receptadores.
Os números divulgados foram calculados pela NTC&Logística com base nos dados informados pelas Secretarias de Segurança dos Estados, empresas do mercado segurador, gerenciadoras de riscos, transportadoras e outras fontes.
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1 comentário
Um dos maiores agravantes de toda esta roubalheira são policias infiltrados com as quadrilhas organizadas em todo pais, ao longo das rodovias brasileiras existem ladraizinhos que vivem roubando cargas em pequenas proporções nos mesmos locais estratégico c/ veículos de carga em movimento e que jamais foram pegos pela policia, e isto vem se arrastando a anos. O roubo de carga total onde o veículo e levado e a carga e passada p/ outro veículo e outra modalidade de roubo que se não colocar uma inteligencia em furtos de cargas com a corregedoria fiscalizando este serviço em estradas Jamais pegarão estes tipos de bandidos.
Motivo este, são cargas controladas nos furtos talvez já direto do fabricante onde ali tem um participante do roubo que passa as coordenadas aos ladrões que chegam acompanhar o veículo até locais onde está mais perto p/ roubar e desviar a carga. Forma p/ resolver têm … basta querer!