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Ford vai fabricar caminhão 8×2

DAF - Oportunidade 2024
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Nelson Bortolin

Revista Carga Pesada

 

Um caminhão 8×2 e uma linha completa de caminhões com câmbio automatizado. Essas são as novidades anunciadas nesta segunda-feira (8) pela Ford, durante evento de comemoração dos 400 mil caminhões produzidos na fábrica de São Bernardo, que foi inaugurada em 2001. Além disso, a montadora afirma que apresentará outras quatro novidades ainda neste ano.

João Pimentel, novo diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, contou que o Cargo 2429 será o veículo que ganhará versão 8×2 . Ele estará disponível no mercado no terceiro ou quarto trimestre. “Será um caminhão para atender desde o segmento boiadeiro até a distribuição de bebidas”, afirma.

cargo 2429 baixa

O Cargo 2429 terá versão 8×2

 

João Pimentel é o novo diretor de operações da Ford Caminhões

João Pimentel é o novo diretor de operações da Ford Caminhões

 

Os diretores da empresa não deram detalhes das novidades. Em relação às caixas automatizadas, disseram que elas serão introduzidas não apenas num modelo, mas em uma linha completa, começando pelos segmentos pesado e extrapesado. “Mais para frente teremos nos leves”, ressalta Pimentel. A montadora também não deu pistas sobre as outras quatro novidades que promete lançar no mercado ainda neste ano. “Estamos desenvolvendo novos produtos agora para estarmos prontos para quando vier a retomada da economia”, contou o presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong.

Durante a coletiva de imprensa, a direção da empresa procurou demonstrar otimismo. O gerente nacional de Vendas e Marketing, Antônio Baltar, admitiu que a indústria de caminhões passa por uma situação muito complicada no Brasil, mas disse que a Ford acertou em investir em diversos produtos de vários segmentos. E que, com isso, está enfrentando uma retração de 15%, de janeiro a maio deste ano, enquanto o mercado em geral encolheu 42%. A comparação é com o mesmo período de 2014. “Nossa participação no mercado era de 16% ao final do ano passado e passou para 18,9% em maio deste ano”, declara.

O avanço da participação nos primeiros meses de 2015 ocorreu principalmente nos segmentos de caminhões semileves e leves, dos quais a Ford foi líder. No segmento de leves, por exemplo, a montadora foi líder com 31,3% no acumulado do ano, com três modelos: Cargo 816, Cargo 1119 e F-4000.

Entre todas as marcas, os segmentos pesado e extrapesado são os principais responsáveis pela retração do mercado de janeiro a maio. No primeiro caso, a participação nas vendas caiu de 10,9%, em 2014, para 8,2% em 2015. Já, no segundo, despencou de 27,7% para 19,4%. Já nos segmentos leve e semileve, nos quais a Ford é mais forte, houve expressivo aumento de participação nas vendas. No primeiro caso, de 23% para 30,5%. E, no segundo, de 2,7% para 5,4%.

CDC

Para tentar alavancar as vendas, a Ford lançou uma linha de financiamento (CDC) com juros subsidiados. A linha, segundo Baltar, já está disponível na rede formada por 140 lojas espalhadas pelo País. Os juros são de 0,99% ao mês, contra uma média de 1,2% do CDC oferecido pelos bancos de varejo. “Fizemos isso para atender as pessoas físicas que não são elegíveis para o Finame”, conta. Ele ressalta que a linha do BNDES ainda é imbatível, mas poucas pessoas físicas conseguem acessá-la.

 

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1 comentário

  1. Muitos caminhoneiros operam o 8×2 nas estradas brasileiras, eu sou um deles! Sabemos que os produtos que saem de fábrica com essa opção é bem vindo, pois muitos adaptadores de 4º eixo tem encontrado dificuldades em acertar a direção do 2º eixo e o desgaste de pneus é muito representativo! As dificuldades são por exemplo; alinhamento entre o 1º e 2º eixo original, a dificuldade em acertar o raio entre os dois, hora um é arrastado, hora é o outro, e assim vamos desgastando sem necessidade os pneus, e ainda correndo riscos em pista mu=olhada. É verdade que uns poucos tem acertado a “dinâmica” operacional. Os benéficos destes eixos bi-truck, são incomparáveis, o veiculo aumenta a capacidade de frenagem, evita problemas com distribuição de carga entre eixos, aumenta a estabilidade nas curvas e dá uma ótima sensação de segurança. Quando vejo saírem de fábrica com essa opção, sinto que estamos tendo veículos mais seguros e com probabilidade de probuleumas serem minimizados.A Volks já entrega o seu 24-280 em 8×4, a Scania tem o 310, só que esse ultimo não sai com suspensor no segundo eixo direcional. Agora saber que a Ford também vai entregar um 8×4 nos deixam mais animados em poder adquirir um veiculo dessa montadora. Estou esperando a resposta da Mercedes Benz, pois ela viveu seu momento de apogeu nas década passada e agora amarga para levar de volta a procura esmagadora por seus semi-pesados como ocorreu no passado onde dominava quase que sozinha o mercado de semi-leves e de leves. Inda bem que tarde, do que nunca

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