Fonte: ANTT, com informações da concessionária Via 040.
Usuários da BR-040/DF/GO/MG já podem trafegar pelas novas pistas duplicadas no trecho entre Luziânia (GO), Cristalina (GO) e João Pinheiro (MG). Os segmentos duplicados totalizam 58,6 quilômetros. As obras contemplam separação física dos sentidos de tráfego, pistas mais largas, presença de acostamento, sinalização eficiente e asfalto de alta aderência. Os próximos trechos a serem duplicados seguirão o mesmo padrão do trecho finalizado.
A rodovia duplicada representa ganhos em segurança, fluidez e também econômicos. Essa configuração reduz o risco de colisões frontais, que elevam em até 25 vezes a possibilidade de óbito das vítimas. Além disso, pistas mais largas permitem a circulação de veículos com maior distância entre si, outro importante fator de segurança.
Também foi implantada pela Via 040, concessionária que administra o trecho, uma nova sinalização vertical e horizontal, com placas de indicação, advertência e regulamentação, além de faixas refletivas pintadas no pavimento, o que contribui para a direção noturna, assim como os olhos de gato instalados nos trechos. No trecho, o condutor pode observar painéis de mensagens variáveis.
Próximas obras – Até 2019, a rodovia, entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), será 100% duplicada. O trecho rodoviário terá asfalto de alto padrão; sinalização ampla e eficiente; áreas de escape; cruzamentos e retornos em desnível; acessos adequados; novas passarelas, entre outros. Além disso, serão feitas correções de traçado em pontos estratégicos.
Concessão – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), criada em 2001, regula e fiscaliza a exploração de infraestrutura e prestação de serviços de transporte terrestre, inclusive contratos já celebrados antes da sua criação, resguardando os direitos das partes e o equilíbrio econômico-financeiro dos respectivos acordos.
Com 936,8 quilômetros de extensão, a BR-040/DF/GO/MG foi concedida para iniciativa privada com o objetivo de exploração da infraestrutura, em 22 de abril de 2014, pelo período de 30 anos. A licitação fez parte da 3ª etapa do programa de concessões rodoviárias.
2 Comentários
Muito boa a ação do governo em conceder a inciativa privada essa rodovia tão importante para a ligação do Rio de Janeiro a Brasilia e consequentemente a outros estados que dependem desse trecho. No meu entendimento que é bastante limitado, penso que foi aberto uma grande lacuna nessa concessão que no edital previa uma duplicação de 10% antes da entrada da cobrança do pedágio. A duplicação deveria ser feita na parte de Minas Gerais onde situa-se a maior parte da estrada, mas foi feita em Goiás onde a topografia é muito mais fácil e barato para a duplicação. Hoje temos um trafego imenso entre o trevo de Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete que circula caminhões durante 24 horas por dia e com transito intenso. Penso que os deputados de MG não levaram a sério essa concessão, onde poderiam interferir para solicitar a duplicação na parte de Minas Gerais, haja vistas que a maior arrecadação acontecerá nessa região, mas como deputado não anda de carro…. Já é possível perceber que houve uma melhoria, mas muito aquém do deveria ser feito!
É brincadeira….. com tantos pedagios que pagamos eu pergunto aos politicos: PRA QUE PAGAR IMPOSTOS DOS VEICULOS???? esse brazil ta indo de mau a pior.