Nelson Bortolin
Um caminhão 8×2 e uma linha completa de caminhões com câmbio automatizado são as novidades anunciadas no início de junho pela Ford, em evento comemorativo da produção do caminhão nº 400.000 na fábrica de São Bernardo, que foi inaugurada em 2001. E a montadora diz que apresentará outras quatro novidades ainda neste ano.
João Pimentel, novo diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, contou que o Cargo 2429 será o veículo que ganhará versão 8×2, e chegará às concessionárias no terceiro ou quarto trimestre. “Será um caminhão para atender desde o segmento boiadeiro até a distribuição de bebidas”, afirma.
Em relação às caixas automatizadas, Pimentel disse que elas serão introduzidas não apenas num modelo, mas numa linha completa, começando pelos segmentos pesado e extrapesado. “Depois teremos nos leves”, ressalta o diretor.
A montadora não deu pistas sobre as outras quatro novidades que promete lançar ainda neste ano. O presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong, limitou-se a dizer que “estamos desenvolvendo novos produtos agora para estarmos prontos quando a economia voltar a deslanchar”.
Durante a coletiva de imprensa, os diretores da Ford procuraram demonstrar otimismo. O gerente nacional de Vendas e Marketing, Antônio Baltar, admitiu que a indústria de caminhões passa por uma situação difícil no Brasil, mas disse que a Ford acertou em investir em produtos de diversos segmentos. Com isso, a retração de vendas para a Ford está em 15% este ano, enquanto o conjunto do mercado de caminhões encolheu 42%, número que se deve, principalmente, à queda das vendas dos veículos pesados e extrapesados. “Nossa participação no mercado era de 16% ao final do ano passado e passou para 18,9% em maio deste ano”, informou.
O avanço da participação ocorreu principalmente nos segmentos de caminhões semileves e leves, nos quais a Ford está na liderança este ano. Nos leves, a montadora está com 31,3% das vendas, com seus três modelos: Cargo 816, Cargo 1119 e F-4000.
Para alavancar as vendas, a Ford lançou uma linha de financiamento (CDC) com juros subsidiados. A linha, segundo Baltar, já está disponível nas 140 concessionárias espalhadas pelo País. Os juros são de 0,99% ao mês, enquanto os bancos de varejo cobram em média 1,2%. “Fizemos essa oferta para atender as pessoas físicas que não são elegíveis para o Finame”, conta.