A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou, no Diário Oficial da União de hoje (21/8), a resolução_4810 , que estabelece metodologia e publica parâmetros de referência para cálculo dos custos de frete do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas por conta de terceiros. A ação é resultado dos estudos realizados pelo grupo de trabalho coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério dos Transportes, em atendimento às demandas dos caminhoneiros.
Na metodologia foram considerados os custos operacionais diretos e tributos incidentes sobre o veículo. Os custos classificados como diretos são determinados por meio de estudos técnicos e são referenciais, já que podem variar conforme a operação. Estes se dividem em custos fixos e variáveis. Os fixos são calculados independente se o veículo está em operação ou parado, como reposição de veículo, remuneração mensal do capital empatado no veículo, custo de mão de obra dos motoristas, entre outros. Já os variáveis são compostos por manutenção, combustível, lavagem e outros. O texto ainda classifica o custo-peso, resultante da soma dos custos com o deslocamento da carga e o custo fixo, ponderado pela capacidade de carga do veículo.
Participação social – A ANTT recebeu contribuições da sociedade referentes à matéria, por meio de consulta e audiência pública, no período de 19 a 29/5/2015.
5 Comentários
Parabens à ANTT e seus tecnicos, mas será que os caminhoneiros autonomos em sua maioria, entendem essa linguagem tecnica?
Não entendi nada. Como fazer cálculo do frete?
Bom dia,
SERIA TÃO SIMPLE E EFICAZ ELA TEREM PUBLICADO UMA SIMPLES TABELA-FRETE POR KM RODADO ESPECIFICADO PARA TIPO DE CONFIGURAÇÃO DE CAMINHÃO AI ERA SO A CATEGORIA TENTAR POR EM PRATICA.
SERÁ NECESSÁRIO QUE SE A ANTT OU ALGUÉM TRANSFORME ESTES DADOS EM UMA PLANILHA QUE TENHA APLICAÇÃO PRATICA.
JÁ É UMA BOA IDEIA, FALTA FACILITAR O CALCULO DE MANEIRA MAIS SIMPLES.
Esta tabela é bem simples de ser usada. Muito boa
Bom dia gostaria de ouvir falar sobre carga e descarga .As empresas não respeitam os horários determinados por lei.as vezes ficamos mais de 12 horas pra carregar ou descargar aí não dá nenhuma indenização por isso.sera que isso nunca vai acabar??