Scania Fenatran
VWCO Fenatran

BNDES libera refinanciamento para médias e grandes transportadoras

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Nelson Bortolin

Carga Pesada

Revista Carga Pesada venda DAF para Matheus-TransportesPor meio da circular 07-2016, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) autorizou o refinanciamento de caminhões adquiridos por empresas de transporte com faturamento acima de R$ 2,4 milhões/ano, adquiridos por meio do BNDES Finame e BNDES Finame Leasing até 31 de dezembro de 2015. O prazo para apresentação dos pedidos começa dia 7 de março e vai até 15 de dezembro, no caso do Finame, e até 30 de novembro, no caso do Finame Leasing.

As empresas que tiverem 24 ou mais prestações a vencer poderão optar em refinanciar 6, 12 ou 24. As que tiverem entre 12 e 23 parcelas a vencer, poderão refinanciar 6 ou 12. E, as com menos de 12, podem refinanciar 6. Só têm direito a se beneficiar da circular empresas com seis ou mais parcelas a vencer.

Segundo o BNDES, a soma das parcelas que forem refinanciadas se transformam em um subcrédito que é transferido para o fim do contrato e pode ser financiado com juros de mercado em 12 ou 24 parcelas. Durante o período em que originalmente seriam pagas as parcelas renegociadas, os juros incidentes sobre o saldo devedor do contrato original serão cobrados mensalmente.

Janir Bottega, do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Francisco Beltrão (Sindicat/Sudoeste do Paraná), Miguel Mendes, da ATC, Luciano Coutinho, presidente do BNDES, Roberto Carsalade Queiroga, da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), e Rone Evaldo Barbosa, do Ministério dos Transportes.

Janir Bottega, do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Francisco Beltrão (Sindicat/Sudoeste do Paraná), Miguel Mendes, da ATC, Luciano Coutinho, presidente do BNDES, Roberto Carsalade Queiroga, da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), e Rone Evaldo Barbosa, do Ministério dos Transportes, após reunião em que foi discutido o refinanciamento

“A circular chega num momento oportuno. Somente no ano passado 200 empresas entraram com pedido de recuperação judicial só em Mato Grosso”, afirma o diretor-executivo da Associação dos Transportadores de Mato Grosso (ATC), Miguel Mendes. Ele afirma que se trata de uma conquista do Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Carga, que negociou a medida com o governo e o BNDES.

A Carga Pesada questionou Mendes se, no entendimento dele, os bancos não vão se negar a fazer o refinanciamento – que não é obrigatório – como fizeram com autônomos e microempresas. Ele respondeu: “A maioria dos bancos privados vai colocar empecilhos para não atender. Mas, assim como os caminhoneiros e microempresários fizeram, as empresas maiores podem entra na Justiça com ações de obrigação de fazer para garantir o benefício”, declara.

Segundo ele, está na hora de os bancos, “que já ganharam muito dinheiro com o transporte”, darem sua contrapartida para o setor. “Neste momento difícil em que passamos por uma das piores crises da história, o banco não pode virar as contas para seu cliente. O histórico do transportador é de bom pagador”, ressalta. “As empresas estão precisando desta carência para se organizarem, melhorar seus fluxos de caixa, de modo que possam voltar a crescer e renovar frota”, complementa.

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply