Depois do lançamento da Linha Torqshift, com câmbio automatizado, a Ford apresentou esta semana mais quatro modelos complementando sua linha 2017. São eles o Cargo 1419, o Cargo 1519, na versão 4×2 e o Cargo 3129, incluindo o modelo Mixer, na versão 6×4.
“Os novos modelos Cargo estão totalmente alinhados com as atuais necessidades do mercado, em que aumentar a produtividade tornou-se vital para todos os setores de atividade, principalmente no transporte”, diz João Pimentel, diretor de Operações da Ford Caminhões. “Usamos toda a experiência da nossa engenharia para desenvolver esses veículos ainda mais robustos, confiáveis e econômicos, que vão trazer um impacto positivo na operação dos clientes.”
O Ford Cargo 1419, novo modelo médio com peso bruto total de 14.500 kg, substitui o Cargo 1319 nessa faixa com a adição de 1.500 kg. A sua capacidade máxima de tração também foi ampliada para 27.000 kg (4.000 kg a mais que o modelo anterior), otimizando o rendimento em aplicações de distribuição urbana e rodoviária de curta e média distância.
“O novo Cargo 1419 tem capacidade de carga de 9.500 kg, ou seja, leva 1.100 kg a mais que o atual modelo mais vendido do segmento. E também tem o motor mais potente, de 189 cv”, diz Flávio Costa, gerente de Marketing da Ford Caminhões.
O novo Cargo 1519 oferece 1 tonelada a mais de peso bruto total em relação ao modelo anterior – 15.400 kg, o maior da categoria –, mantendo o mesmo nome. Seus aprimoramentos incluem a longarina feita de aço especial LNE 600, novo eixo traseiro e novas suspensões dianteira e traseira.
Com o lançamento do Cargo 3129, a Ford passa a ter a linha de caminhões 6×4 mais completa do mercado, junto com os modelos Cargo 2623, Cargo 2629 e Cargo 3133. Com peso bruto total de 30.500 kg, capacidade máxima de tração de 42.000 kg, o novo caminhão é indicado para serviço pesado, como canavieiro, madeireiro e mineração.
Ele também dispõe de uma versão preparada para betoneira, o Cargo 3129 Mixer, com escapamento vertical e tomada de força traseira, além de novo protetor do radiador. Ambos são equipados com motor Cummins 6.7 de 290 cv, transmissão Eaton de 10 marchas à frente e 3 à ré e eixo traseiro Meritor de dupla velocidade (4,89:1/5,38:1).
“O Cargo 3129 combina o peso bruto total do Cargo 3133 com o motor de 290 cv e relações reduzidas para gerar maior torque e melhor partida em rampa. Assim, é ideal para aplicações que exigem alta capacidade mas não precisam de tanta potência como os modelos fora de estrada, oferecendo uma melhor equação de custo”, explica Flavio Costa.