Gaúcho de Carazinho disputava a competição pela terceira vez. Foi premiado pela persistência
Foi realizada no dia 6 de dezembro, no pátio do Posto Sakamoto, em Guarulhos (SP), a final da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, promovida pela Scania. O gaúcho Eliardo Locatelli, de Carazinho, foi o grande campeão. Era a terceira vez que ele participava. Em segundo lugar ficou o também gaúcho de São Leopoldo, Marcos Araldi. E, em terceiro, o mineiro Anderson Dare Gonçalves de Andrade, de Contagem, um jovem de apenas 26 anos.
“Desta vez não me preocupei com a vitória, mas apenas em fazer o que eu mais gosto, minha paixão, que é dirigir caminhão. Deu certo”, disse Locatelli, ao lado da esposa Luciana e dos filhos Camile e João Pedro. Ele dirige um rodotrem da empresa Transcastanho. “Participar de uma competição como esta aumenta a autoestima da gente”, completou.
Falando sobre a profissão, o vencedor reforçou as queixas da maioria dos caminhoneiros: “Estou preocupado com o futuro. Quem vai querer andar por estradas ruins, correr riscos, usar um banheiro sujo para ganhar R$ 2 mil por mês?” E fez uma declaração política: “O governo precisa acabar com a corrupção, investir em estradas melhores e em mais segurança. Eu mesmo, quando estou com pneus novos, não durmo direito por medo de ser roubado nos postos”.
JOVENS – A competição da Scania teve 65 mil motoristas inscritos e a etapa final contou com a participação de 28 que foram escolhidos nas 14 etapas regionais realizadas ao longo do ano.
O diretor geral da Scania do Brasil, Mathias Carlbaum, disse que a Scania realiza a competição em 40 países, com um total, este ano, de 85 mil inscritos, o que mostra o peso do Brasil no conjunto. “Temos certeza que estamos contribuindo para um transporte mais seguro e eficiente, trazendo resultados operacionais para todos na cadeia de transporte e valorizando o motorista”, prosseguiu Carlbaum.
Para o gerente de Marketing e Comunicação Comercial da Scania no Brasil, Márcio Furlan, uma forma dos jovens não perderem o encanto pela profissão de motorista de caminhão é “oferecendo treinamento a eles”.
Eliardo Locatelli, o vencedor, ganhou um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Somam-se a isso um jogo de seis pneus da Bridgestone, um curso de 40 horas no Sest Senat e uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia. O segundo e o terceiro colocados ganharam uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest Senat.
A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil contou com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell, Noma do Brasil e Rede Graal.