O novo fabricante de caminhões do Brasil apresenta seu produto aos transportadores
A DAF está promovendo a Caravana Roda Brasil, para que os motoristas possam dirigir os veículos da marca que começou a fabricar caminhões em Ponta Grossa (PR) no ano passado.
A atividade será realizada em 21 cidades, em diversas regiões. Acompanhamos a etapa de Maringá (PR), onde os caminhoneiros puderam testar o extrapesado XF105 num percurso de oito quilômetros, saindo do Posto Matsuda. Antes, assistiram a uma palestra sobre a DAF, que faz parte do grupo americano Paccar e está presente na Europa, América do Norte e Ásia. “A impressão dos motoristas sobre os caminhões não poderia ser melhor”, disse o diretor de marketing da DAF, Jorge Medina, após o evento.
“Neste contato os motoristas conhecem também nossos pacotes de produtos e serviços, mostramos que o caminhão tem Finame, que já temos 20 pontos de serviços e peças com 150 mecânicos treinados. Nosso compromisso é fornecer peças em no máximo 24 horas em qualquer ponto do País”, explica Medina.
Na região de Maringá, a concessionária MacPonta deve entrar em funcionamento em 2015. Já existem cerca de 30 caminhões DAF rodando pelo Brasil.
Por enquanto, a fábrica de Ponta Grossa está produzindo dois veículos por dia. “A DAF e o Grupo Paccar trabalham pelo sistema de fabricação contra pedido, portanto vamos aumentando a produção na medida em que a rede aumentar a demanda.”
OPINIÕES – Elson Francisco Barroca, proprietário da Mademel Melaço de Maringá, assistiu à palestra, dirigiu o caminhão e comentou: “Gostei da tecnologia, é tudo automatizado, acabou o tempo de passar marcha. Um caminhão como este facilita no futuro para revenda. Eu tenho um Iveco e um Volvo com carreta LS. Estou querendo comprar mais um para operar em uma usina de álcool e a DAF agora está entre as possibilidades”.
Elson adiantou que tudo vai depender do preço: “Se for igual ao das montadoras já instaladas no País e com rede, fico com elas. Mas se o preço estiver bom, por que não um DAF?”, questiona.
Dirceu Inácio da Silva também teve oportunidade de dirigir o caminhão. Para ele, que trabalha com um Mercedes-Benz 1113 no transporte de cimento, “o
caminhão da DAF é top. O que mais me chamou a atenção foram o arranque, a força, a transmissão, a gente não sente a mudança de marchas. Com um caminhão desses a estrada pode ser ruim, pesada, que você não sente a viagem”, opinou.
As datas e locais das próximas etapas da Caravana Roda Brasil da DAF estão na página da empresa no endereço www.facebook.com.br/DAFCaminhoes ou no nosso site.
Via Trucks entrega os primeiros DAF
A iniciante DAF Caminhões Brasil concentra o seu empenho na formação da rede de distribuidores no País.
o dizer de Luiz Caparelli, diretor de Desenvolvimento de Concessionárias DAF, “já são 16 grupos investidores selecionados, responsáveis pela abertura de 60 casas em todas as regiões”. A metropolitana de Belo Horizonte fica em Contagem, no privilegiado endereço, BR-381 número 2.000, bairro Inconfidentes, colado ao Posto Estradão (desativado), pista sentido São Paulo. Chama-se Via Trucks e logo após a definição da seleção campeã do mundo estará com suas instalações prontas para o pleno atendimento aos primeiros clientes. Inclusive com o DAF Assistance, que é um serviço Premium para atendimento externo.
Por falar em primeiros clientes, vale registrar uma das entregas inaugurais da casa. Trata-se da adquirente Empreendimentos Rodeiro, sediada em Sete Lagoas (MG). Seu parque rodante caracteriza-se por operações com bitrens, no médio e longo cursos. Cinco unidades DAF estão sendo incorporadas à capacidade da Rodeiro. São quatro XF 460 6×4 e uma XF 410 6×2.
A empresa foi fundada em 1989, por Francisco Lino de Souza Neto, conhecido por Rodeiro. Ele é pioneiro do ramo, nascido em Martinho Campos, no Oeste de Minas. Ele completa 70 anos em outubro e delegou a condução do negócio aos filhos Lincoln, Késsia e Liolgar. Mas, como dizem, não há efeito sem causa. Assim, é preciso ressaltar que atrás das tratativas estiveram consultores de vendas de caminhões como Marcos Araújo e Maurício Ribeiro, contratados pela Via Trucks, desde o final do ano passado. Marcos começou em 1989 e adquiriu capacitação atuando na Ford, Volvo e Iveco. Já Maurício soma 34 anos de boleia. Passou pela Scania, VW e Volvo. A têmpera dos profissionais explica a abertura de uma fresta em um mercado bem preenchido por tantas concorrentes. E há mais de 50 anos! (Luciano Alves Pereira)
1 comentário
Olá acho um baita CAMINHÃO mas acho cedo demais para coloca lo em patamar alto. Pois ainda temos que passar por alguns concorrentes como
1°Scania
2° MAN
3°Mercedes Bens
4°Iveco
5° volvo
Pelo que pude colher de informações precisas de diversos profissionais entre montadores mecânicos e motoristas profisionais. O resultado dito por todos é que ainda está para ser construído caminhão igual ao MAN TGX E os que trabalhavam com outras marcas já mudaram suas opiniões
Espero que o DAF seja um ótimo caminhão para as estradas Brasileiras
Porque é o que o transporte hoje precisa
E não deixando a desejar igual a Volvo