Já os pesados A7 com motores Euro 5 começam a ser vendidos este mês
A Sinotruk, que no dia 27 de julho lançou a pedra fundamental da sua fábrica em Lages (SC), apresentou a nova linha de pesados A7 fabricados na China, com motores Euro 5, que começou a ser vendida neste mês de setembro.
Os novos caminhões têm as configurações 4×2 com 380 cv (R$ 270 mil), 6×2 com 420 cv (R$ 310 mil) e 6×4 com 460 cv (R$ 340 mil). A partir de novembro, estará disponível a opção chassi rígido 8×4 com 420 cv voltada para tarefas severas.
A empresa anunciou que deverá trazer em 2013 sua linha de leves. Os modelos Howo, lançados em 2010 e dos quais já foram vendidos 1.537 caminhões, serão mantidos como linha de entrada com preço a partir de R$ 240 mil.
As vendas ficaram abaixo da projeção inicial depois da alta de 30% do IPI para os importados imposta pelo governo em 2011. Mas um acordo entre o fabricante, os importadores e os 35 concessionários permitiu que a alta não chegasse ao consumidor. “Continuamos com a melhor relação entre custo e benefício, não apenas no investimento inicial mas nos custos de manutenção”, argumenta o diretor geral Joel Anderson.
A fábrica de Lages vai custar R$ 300 milhões. A capacidade de montagem chegará a oito mil caminhões por ano no segundo ano. A decisão de montar os caminhões no Brasil atraiu investidores e em 30 dias serão anunciados os nomes de dois novos sócios da marca.
A Sinotruk lidera o mercado de caminhões pesados na China, onde produziu 220 mil unidades em 2011. Ou seja, sozinha, a marca chinesa produz mais do que todas as marcas brasileiras em conjunto.
OS NOVOS A7 – Produzidos em Jinan na China, os caminhões A7 têm motor Sinotruk D12 (Euro 5), turbo intercooler, de gerenciamento eletrônico, equipado com sistema de injeção do tipo common rail, com o sistema SCR de pós-tratamento de gases, que obriga à utilização do Arla 32.
A cabine poderá ter teto alto ou baixo em todas as versões. A versão leito com teto alto é equipada com duas camas. O assento do motorista tem suspensão a ar, apoio de braço e cinto de segurança de três pontos. Possui sistema de som completo com entrada USB. O volante é equipado com sistema de teclas e comandos multifuncionais. O piso é semiplano, com pequena elevação no centro e altura de até 1,93 m nas laterais.
Existem duas opções de câmbio: manual de 12 ou 16 velocidades ou automatizada SmartShift de 16 velocidades. Os caminhões possuem freios a disco nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras, sistema que combina ABS (sistema antibloqueio de frenagem), ASR (antideslizamento), EBL (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e TPM (monitor de pressão dos pneus).
Goodyear lança pneu para transporte urbano
A Goodyear lançou o pneu CityMax (275/80R22.5 e 295/80R22.5), voltado para o serviço urbano de caminhões e ônibus.
O modelo traz novidades tecnológicas. A principal é chamada de Waffle Blade – uma ligação flexível entre os blocos da banda de rodagem que os acomoda melhor no piso. O resultado é a diminuição da temperatura da banda em frenagens e curvas, gerando ganho de quilometragem dos pneus, além da preservação da carcaça para futuras recapagens.
“O pneu urbano sofre muito com o calor, por conta das arrancadas e freadas constantes”, diz Fábio Garcia, gerente de marketing de pneus comerciais da Goodyear. “Comparado a seu antecessor (G665 Plus), o CityMax proporciona ao frotista um ganho de até 14% em km da banda original e 31% a mais em sua vida total. São 25 mil km a mais que a série anterior”, destaca.
Os dados são baseados em testes realizados em laboratórios e nas estradas, por mais de 30 frotistas. Foram utilizados 1.600 pneus, que percorreram mais de 75 milhões de quilômetros.
Rastreador OnixSat ajuda a controlar jornada do motorista
O software Enterprise dispõe da ferramenta adequada para essa função
Com a lei 12.619, as transportadoras precisam ter controle rígido da jornada de trabalho dos seus empregados. Para isso, a OnixSat já dispõe da ferramenta Controle de Jornada de Trabalho inserida no seu Software de Rastreamento, o Enterprise.
Sem custo adicional, os clientes que utilizam os rastreadores da linha OnixSmart podem contar com este benefício. “A solução de registro de horas trabalhadas já existia em nosso software devido à solicitação de um cliente”, explica Michel Nunes, diretor técnico da Trucks Control, Rede de Oficinas Autorizadas OnixSat. “Com a lei, nós aprimoramos a primeira versão e chegamos ao nível de relatórios que temos hoje.”
Ele explica que é possível controlar as horas trabalhadas pelo motorista de dois modos. Um deles é através de relatórios que podem ser visualizados a partir do momento em que o veículo entra em movimento, até que o motor seja desligado. O outro é através das macros (mensagens). “Alguns clientes utilizam o controle pelo envio das mensagens que chamamos de macros. Como o motorista tem de enviar macros que marcam o início e o final de um trajeto, é possível gerar relatórios que identifiquem as horas trabalhadas”, ressalta.
Desde dezembro de 2009, a OnixSat também oferece um acessório, o sensor biométrico, que permite a identificação do motorista pela sua digital. “Este acessório pode ser associado ao desbloqueio do veículo no ato da ignição ou ao envio de uma macro. Também é útil para determinar o início e o final de um trajeto”, destaca o diretor.