A aposta da Volkswagen no sistema EGR para caminhões mais robustos deu certo: o Constellation 24.280 foi o mais vendido em julho na categoria semipesado da Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave), com 561 emplacamentos.
“Temos tido um feedback muito positivo dos nossos clientes”, afirma Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda da MAN Latin America. Segundo ele, são vários os motivos que justificam a boa aceitação do veículo. “O primeiro é que o cliente não tem despesas com Arla 32”, ressalta. Ao contrário da tecnologia SCR, a EGR não necessita da ureia líquida para funcionar.
De acordo com o diretor, o 24.280 também vem se mostrando mais econômico que os modelos SCR da concorrência na mesma faixa de potência. “Falava-se que o sistema EGR iria consumir mais diesel a ponto de compensar pagar pelo Arla no SCR, mas temos relatos de clientes que rodam com o nosso caminhão e com o dos concorrentes mostrando que o nosso é mais econômico”, afirma.
O diretor conta que os testes da montadora apontam o EGR como o sistema ideal para os veículos leves – de sete a 10 toneladas – e para determinados segmentos de pesados. Questionado se a MAN pretende estender a tecnologia a outras categorias, Alouche responde: “Para outras faixas, neste momento, ela não se justifica. Mas os testes continuam e sempre há essa possibilidade no futuro”, afirma.