Essa será a opção brasileira para o transporte urbano na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016.
A Man Latin America apresentou na 8ª Feira Rio Transportes – FetransRio – a linha Volksbus 2011, cuja principal novidade é o Volksbus articulado, preparado para aplicação nos corredores exclusivos para ônibus que deverão ser a opção de sistema de transporte da maioria das cidades sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Com motor traseiro de 320 cv, piso alto e suspensão pneumática com ajoelhamento, o ônibus articulado da MAN pode receber carrocerias de até 18,2 metros.
Mais de 90% dos brasileiros usam ônibus para se deslocar. A frota circulante é de 544.710 veículos e a política de renovação das principais cidades é de dez anos de uso.
Contra todos os argumentos técnicos, 60% dos ônibus vendidos no Brasil têm motor dianteiro. “É mais barato, a manutenção custa menos e tem maior valor de revenda. O empresário só usa motor traseiro ou veículos low-entry (com piso baixo) se for obrigado. Por isso continuamos produzindo veículos com motor dianteiro”, explicou Ricardo Alouche, diretor de vendas e marketing da MAN Latin América, que lidera este mercado com 36% de participação.
Centro mundial de desenvolvimento de ônibus para países do terceiro mundo, a MAN Latin América mantém os planos de produzir veículos com a engenharia brasileira. Dentro dessa estratégia, a montadora apresentou também uma nova opção de micro-ônibus, segmento onde detém 25% de participação. O VW 9.150 EOD Plus tem maior capacidade de carga e mais espaço para os passageiros.
Outra novidade são os modelos Volksbus 15.190 EOD e 17.230 EOD, para o transporte urbano e para fretamento, que passam a ter duas opções de caixa de transmissão – ZF e Eaton.
Também foi apresentado o chassi rodoviário VW 18.320 EOT, com novo sistema servo-assistido, que reduz o esforço na troca de marchas em até 60%, além de proporcionar engates mais curtos e precisos. O veículo ainda conta com suspensão pneumática, amortecedores e freios reforçados.
A MAN estima fechar este ano com 30 mil ônibus vendidos no Brasil – bem mais que o recorde de 26.676 de 2008. Para o ano que vem, com a antecipação de compras motivada pela chegada em 2012 dos motores Euro 5, Alouche acredita que as vendas chegarão a 32 mil unidades.