Scania Fenatran
VWCO Fenatran

MAN lança seu articulado

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Essa será a opção brasileira para o transporte urbano na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016.

A Man Latin America apresentou na 8ª Feira Rio Transportes – FetransRio – a linha Volksbus 2011, cuja principal novidade é o Volksbus articulado, preparado para aplicação nos corredores exclusivos para ônibus que deverão ser a opção de sistema de transporte da maioria das cidades sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Ônibus Volkswagen exposto na Feira de Hannover na Alemanha: o Brasil é centro mundial de desenvolvimento

Com motor traseiro de 320 cv, piso alto e suspensão pneumática com ajoelhamento, o ônibus articulado da MAN pode receber carrocerias de até 18,2 metros.

Mais de 90% dos brasileiros usam ônibus para se deslocar. A frota circulante é de 544.710 veículos e a política de renovação das principais cidades é de dez anos de uso.

Contra todos os argumentos técnicos, 60% dos ônibus vendidos no Brasil têm motor dianteiro. “É mais barato, a manutenção custa menos e tem maior valor de revenda. O empresário só usa motor traseiro ou veículos low-entry (com piso baixo) se for obrigado. Por isso continuamos produzindo veículos com motor dianteiro”, explicou Ricardo Alouche, diretor de vendas e marketing da MAN Latin América, que lidera este mercado com 36% de participação.

Alouche e o protótipo do ônibus articulado: de olho na Copa e nas Olimpíadas

Centro mundial de desenvolvimento de ônibus para países do terceiro mundo, a MAN Latin América mantém os planos de produzir veículos com a engenharia brasileira. Dentro dessa estratégia, a montadora apresentou também uma nova opção de micro-ônibus, segmento onde detém 25% de participação. O VW 9.150 EOD Plus tem maior capacidade de carga e mais espaço para os passageiros.

Outra novidade são os modelos Volksbus 15.190 EOD e 17.230 EOD, para o transporte urbano e para fretamento, que passam a ter duas opções de caixa de transmissão – ZF e Eaton.

Também foi apresentado o chassi rodoviário VW 18.320 EOT, com novo sistema servo-assistido, que reduz o esforço na troca de marchas em até 60%, além de proporcionar engates mais curtos e precisos. O veículo ainda conta com suspensão pneumática, amortecedores e freios reforçados.

A MAN estima fechar este ano com 30 mil ônibus vendidos no Brasil – bem mais que o recorde de 26.676 de 2008. Para o ano que vem, com a antecipação de compras motivada pela chegada em 2012 dos motores Euro 5, Alouche acredita que as vendas chegarão a 32 mil unidades.

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply