Um diesel produzido a partir da cana-de-açúcar, totalmente isento de enxofre, está sendo testado pela Mercedes-Benz em laboratório e numa pequena frota de ônibus urbanos em São Paulo. Esta foi uma das atrações da segunda edição do Show Bus, evento voltado ao transporte de passageiros que a montadora realizou em maio, em Campinas.
O processo de produção do diesel de cana é muito parecido com o do álcool combustível, que utiliza leveduras. A diferença crucial está no DNA da levedura, que foi geneticamente modificado para secretar diesel em vez de álcool.
A Mercedes também fez o lançamento de dois modelos de chassis para ônibus – o 500 RSDD 8×2 e o OF 1730 – e a versão Low Entry (piso baixo) do já conhecido chassi OH 1518 com motor traseiro.
O Show Bus teve ainda um seminário sobre o sistema BRT – Bus Rapid Transit – para transporte coletivo urbano de grande volume de passageiros e cuja implantação custa até dez vezes menos que trem ou metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros. O BRT visa às cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.