Fonte: Folha.com
O tráfego de caminhões está restrito na marginal Tietê e em outros importantes corredores viários de São Paulo desde segunda-feira (12). As informações são da Folha.com.
A medida, por enquanto, é apenas educativa. Multas aos infratores – R$ 85,12 – só serão aplicadas em janeiro de 2012. Além da multa, os caminhoneiros receberão quatro pontos na carteira pelo descumprimento da regra.
A proibição aos caminhões será limitada aos horários de pico de segunda a sexta – das 4h às 10h e das 16h às 22h. Aos sábados, das 10h às 14h.
Com 23,5 km, a marginal Tietê é a via mais movimentada da capital paulista. Tem 1,2 milhão de viagens por dia, feitas por 350 mil veículos –75 mil deles caminhões.
O veto na marginal Tietê será entre a ponte Aricanduva e a rodovia dos Bandeirantes. A restrição valerá ainda em avenidas como General Edgar Facó, Ermano Marchetti, Marquês de São Vicente, avenida do Estado, Juntas Provisórias e Salim Farah Maluf.
As novas regras não vão prejudicar ao Ceagesp, afirma a CET, pois o tráfego de caminhões será liberado nas marginais Tietê e Pinheiros entre a rodovia dos Bandeirantes e a ponte do Jaguaré, incluindo o Cebolão.
A região do Mercadão e da zona cerealista poderão ser acessados pela avenida Cruzeiro de Sul e pela rua da Cantareira. O acesso para os caminhões que vêm pela Anchieta e se dirigem às regiões da avenida Presidente Wilson e Vila Carioca também será preservado.
O objetivo, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), é aumentar em 20% a velocidade nessas vias.
A proibição terá exceções (como aos VUCs, veículos com até 6,3 metros, e obras de emergência), mediante cadastro prévio, além do acesso ao Ceagesp.
Segundo a CET, nos próximos dias serão divulgadas vias das zonas norte, sul e leste que também terão restrições ao tráfego de caminhões.
Na sexta-feira (9), cerca de 130 pessoas protestaram em frente à Prefeitura de São Paulo contra as novas restrições.
Segundo o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região), os manifestantes devem decidir sobre o que fazer em relação à restrição aos caminhões.
Veja posição da entidade no link http://www.setcesp.org.br/noticiacompleta.asp?CodNoti=16572
14 Comentários
quem faz uma lei de restrição dessa,naum sabe como o pais esta sendo prejudicado!pois tudo hoje depende dos caminhoes,mas mesmo assim,é uma profissao muito desvalorizada e esquecida pelas autoridades,eu só peço que parem com essa pouca vergonha de proibir caminhoes! por que quando nós caminhoneiros resolvermos parar tudo,ai sim essas pessoas que proibem caminhoes nas cidades achando que vai melhorar alguma coisa,vão se tocar que sem caminhão não da!
TUDO QUE ELES INVENTAM BATENDO DE FRENTE COM OS CAMINHONEIROS ACONTECE; O QUE TEMOS DE FAZER É FINGIR QUE CONCORDA PORQUE ATÉ HOJE NÃO TIVEMOS NENHUMA VITÓRIA COM RELAÇÃO A NOSSA CLASSE; DAQUI UNS DIAS VAMOS TER QUE APLAUDIR AINDA.
Postei no meu face uma foto de um panfleto em que os caminhoneiros irão parar a partir dia 02/01/2012 nos sabemos que precisamos dos caminhoneiros para abastecer nossas casas e comercio mas nos nao fazemos nada para ajudar…….eu apoio essa categoria e todos da minha família tbem….tem que parar mesmo só assim nos vamos conseguir.
temos que parar mesmo pois sem caminhões nao tem absulutamente nada pq o a prefeitura nao deichou uma faicha p os caminhoes . Mais temos q concordar com um bando de incompetentes este secretario do tranporte de sp e uma piada e o safado do kassab vamos parar colocar uns caminhoes de gasolina na frente e se nao nos respeitar colocamos fogo em tudo ja somos muiti umilhados no dia a dia.
GOSTARIA DE DEIXAR MEU PROTESTO ! OS CAMINHONEIROS DEVERIAM DEIXAR SÃO PAULO 10 DIAS SEM ABASTECIMENTO PARA VER OQUE FARAM , O INCOPETENTE DO PREFEITO QUER MAIS CARROS E CAMINHÕES DE PEQUENO PORTE NAS RUAS . QUERO VER SE ESSAS PESSOAS QUE APOIAM ESSAS RESTRIÇÕES VÃO TER PAPEL IGIENICO PARA USAR ( AOS POUCOS VÃO IMPONDO OS CIDADÃO VIVER COMO NO MILITARISMO ) CADE DIREITO DE IR E VIR ?
gostaria de ter mais esclarecimento sobre a data que começa a valer de fato a restrinção a caminhões na marginal tiete e outras como a salin maluf, juntas provissorias etc.. ninguem fala de fato o dia.. fico na duvida!!! e muitos de meus copanheiros de estrada também… afinal de contas em que dia de janeiro de 2012 começa a valer multas??? visto que ainda é de maneira educativa..!!!!
OQUE VAMOS FAZER E PARAR TUDO MESMO, SE NAO DE SERTO ENTAO.NOIS VAI ATE O FINAL DA CASTELO BRANCO,COLOCA A CARGA DE TIJOLO NA COSTA DELE QUE ELE DA CONTA DE LEVA A ENTREGA.QUE POCA VERGONHA…
TRABALHO COM SEBO HIDROGENADO,FAÇO DE DUAS A SEIS ENTREGAS EM SAO PAULO,ESTE PREFEITO VAI FUDE COM A MINHA VIDA. QUE DEZ HORAS DA MANHA A MARGINAL VAI ESTA INTUPIDA AE NINGUEN VAI CONSEGUI FAZER NADA MESMO,
sou caminhoneiro e esta nova lei naum sera facil mas espero que resolvan logo.
Vai ser Maravilhosa a idéia de tirar um caminhão de sirculação, com capacidade para14.000 toneladas, e colocar no lugar 10 veículos vucs para fazer o mesmo trabalho.Parabéns maravilhoso prefeito de são Paulo!!!
Essa lei é uma piada, imagine o coitado do caminhoneiro tendo que descarregar um caminhão em baixo do sol , por volta das 11:00 horas, somente esse prefeito louco. Manda ele sair do ar condicionado do seu gabinete, e ficar rodando nesse horario e descarregar um caminhão no sol, para ele ver como é bom. Além de tudo a marginal é o caminho para se chegar para todos os lados de São Paulo, se tivessemos acesso por outro local, tudo bem, mas não temos.Temos que valorizar os caminhoneiros, é muito mais importante eles rodarem nesse horário , do que os carros. Sr. prefeito invista em metro por toda a cidade e proiba os carros de rodarem nesse horario, faça as pessoas usarem mais metro, rodarem menos de carro, isso ajudará muito.
BOM DIA A TODOS ….ACHO QUE CAMINHÕES NÃO CIRCULAM PARA PASSEAR ..E SIM PORQUE TODA A CIDADE NECESSITA DE CARGA ..PARA ABASTECER A CIDADE ACHO QUE A CIDADE ESTA CRESCENDO MUITO …E ESTAMOS FICANDO COM POUCASALTERNATIVAS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS ..SEM PREJUDICAR ALGUEM…E TAMBEM MUITA GENTE…PASSEANDO…COMPRANDO…ENFIM … A CIDADE NÃO PARA..
Será que os politicos não pensam que com essa proibição não vao dificultar a entrega de mercadorias na cidade de São Paulo, pois nem todos os locais de entrega funciona de madrugada, alguns deles como material de construção funciona em horário comercial. Como vai ficar isso? Para eles é fácil resolver proibindo e multando. Por que não resolvem de outras maneiras? Obrigado.
Ola. amigos.O ideal que todos os caminhoneiros e transportadores, parem, fazendo o abastecimento de São Paulo ficar com estoque zero.Talvez assim os politicos da capital, analise outro modo de restrição.Vamos juntos nessa, o prefeito nao tem noçao do que esta fazendo.Obrigado