Nascidos e criados no asfalto, os caminhoneiros trocaram as estradas pela pista de corrida num dia de muita festa. O Arrancadão Truck Series reuniu milhares de pessoas no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre. O evento, realizado no dia 4 de dezembro, teve mais de 100 caminhoneiros inscritos um recorde na história do Arrancadão.
Apesar de todos tentarem a vitória, o clima é de total descontração nos boxes e até mesmo na pista. Caminhoneiros levam suas famílias e amigos para fortalecerem a torcida e confraternizarem num ambiente de amizade e companheirismo.
“Estamos nos sentindo em casa. É um encontro de caminhoneiros e donos de caminhões muito bom e que está crescendo a cada ano”, afirmou o presidente do Truck Club Chapecó, de Santa Catarina, Valderi Lang, o “Mano”.
Os inscritos foram divididos em 5 categorias de acordo como tipo de caminhão e potência: Cavalo Injeção Mecânica até 420CV, Cavalo Injeção Eletrônica até 520CV, Caminhão Leve até 160CV, Toco e Truck e Força Livre. Desde as 9h30 os competidores se desafiaram na reta principal tentando superar o adversário em fases eliminatórias. No início da tarde as atrações também empolgaram o público com manobras de caminhões na reta dos boxes, show de carros andando em duas rodas e zerinhos na pista além do desfile de belas mulheres na área de box.
A iniciativa do Arrancadão Truck Series ganhou o apoio do Sindicato dos Transportadores de Cargas do Rio Grande do Sul, o Setcergs. O presidente da entidade, Carlos Silvano, elogiou a oportunidade do profissional acelerar com segurança. “É uma grande chance de confraternizar. Os caminhoneiros, independente da transportadora ou marca do caminhão, podem fazer uma brincadeira trazendo seus familiares para esse grande evento”, disse.
Para o vice presidente da Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul, André Costa, o evento já se consolida como uma bela opção de lazer para o caminhoneiro. “Esse evento aproxima a indústria e o fornecedor do caminhoneiro. Para nossa categoria é importante vir se divertir e brincar”, disse.
O domingo também serviu para conscientização na contínua luta pela redução de acidentes no trânsito. O Programa Transportadora da Vida marcou presença num diálogo com motoristas e empresários. O programa começou em 2009 com 13 empresas e hoje são mais de 35. No ano passado foi constatada redução nas empresas que aderiram em 22% do número de acidentes.
“A gente está sempre em todos eventos do arrancadão fazendo esse trabalho de conscientização para que um número cada vez maior de pessoas entendam essa nossa luta. Qualquer vida que a gente consegue salvar é uma vitória”, afirmou o coordenador do Programa Transportadora da Vida, Leandro Bortoncello.
VENCEDORES
Depois de um dia inteiro de intensas disputas o Arrancadão Truck Series apresentou os vencedores da prova de 2011, Na categoria principal, a Força Livre, a vitória mais uma vez foi de Charles da Silva, da cidade de Lages (SC) que conquistou com isso, o tetracampeonato.
O duelo final foi entre dois catarinenses com Charles da Silva vencendo por pouca diferença o vice-campeão Daniel Zeni, da cidade Chapecó. O evento permite a participação de todos, desde os mais preparados até caminhoneiros comuns que podem acelerar e se divertir com segurança. Na categoria Toco Truck, a vitoriosa do ano passado Lucinéia Amorim, da cidade de Curitibanos (SC), faturou mais uma.
Na categoria Cavalo Injeção Mecânica até 420CV o vitorioso foi Samuel Pegoraro, de Chapecó. O modelo Scania, modelo 1973 encantou o público e mostrou força nas disputas na reta.
Já na categoria Cavalo Injeção Eletrônica até 520CV, outro bicampeão. Daniel Lovato, de Almirante Tamandaré (PR) garantiu o lugar mais alto do pódio.
Entre os modelos Caminhão Leve até 160CV a 1a colocação ficou com César Tolfo, o “Tatu”.
O Arrancadão Truck Series conta com patrocínio da Bridgestone Bandag e Co-Patrocínio da Ipiranga Rodo-Rede. O apoio é da Sulbra, TransRio Sul e Konrad.
A premiação aos vencedores incluiu troféu, certificado e peças para o caminhão como pneus, recapagens, óleo lubrificante, turbina e rodas.