Scania Agro

Banda larga chega ao rastreamento por satélite

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Recall-MB

O IsatData Pro, da Inmarsat, permite mais comunicação do motorista com a base, e por um preço mais baixo que o atual

 

Da esq. para a dir.: Willian Beneventi (OnixSat); Silvio Ostroscki, Anu Sood e David Roscoe (SkyWave); Kate Montgomery (Inmarsat) e Augusto Machado (OnixSat)

Da esq. para a dir.: Willian Beneventi (OnixSat); Silvio Ostroscki, Anu Sood e David Roscoe (SkyWave); Kate Montgomery (Inmarsat) e Augusto Machado (OnixSat)

Embora alcance até regiões onde não existe nenhum outro tipo de comunicação, o rastreamento por satélite padecia de limitações no tamanho das mensagens enviadas e no seu custo. Um motorista de caminhão só podia comunicar latitude, longitude, data, hora e os sinais dos sensores como o botão de pânico em casos de emergência. Mas isso mudou. A partir da última Fenatran, com o lançamento do IsatData Pro, a banda larga chegou também ao rastreamento por satélite.

 

Desenvolvido pela Inmarsat, líder mundial em comunicação global por satélite, e pela canadense SkyWave, outra vantagem do novo sistema é o custo por bite transmitido, 40% menor: “Com a possibilidade do motorista escrever a mensagem, a comunicação entre a central e o caminhão fica mais objetiva. Além disso, trabalhamos com uma rede satelital global, cujo serviço tem o mesmo custo em qualquer lugar do mundo. Este é um diferencial importante para frotas que atuam no transporte internacional”, explica Kate Montgomery, diretora de serviços terrestres da Inmarsat para as Américas.

O sistema também oferece mais velocidade no fluxo de informações: “Trata-se de um conjunto de serviços que, além dos benefícios da segurança, entra como ferramenta de logística com todas as vantagens e o alcance do satélite”, explica Silvio Ostroscki, diretor da vendas da SkyWave para a América Latina.

O IsatData Pro permite, por exemplo, que o motorista possa dar baixa em uma nota fiscal logo após uma entrega, informando o horário e o nome da pessoa que recebeu a mercadoria; não é preciso esperar a volta do caminhão de entrega à base para que esta informação entre no sistema da empresa.

O Brasil é hoje um dos mercados de maior interesse tanto para a Inmarsat quanto para a SkyWave. O novo produto foi desenvolvido para a realidade brasileira: “O IsatData Pro tem a cara do Brasil, levando em conta o que o usuário precisa efetivamente para trabalhar melhor”, explicou Silvio.

A maior parte dos sistemas de rastreamento usados atualmente é de híbridos – onde existe sinal de celular ou rádio, o sistema busca esta comunicação, que é mais barata. Em áreas remotas, entra o satélite. Grandes obras de infraestrutura ou de exploração de minério e, por exemplo, em regiões pouco urbanizadas, podem aumentar a demanda por este serviço: “Além disso, o Brasil tem uma enorme região de fronteiras para proteger”, lembra a diretora da Inmarsat, empresa fundada em 1979 e com atuação em 100 países.

Truckscontrol
Compartilhar

7 Comentários

  1. queria muito informqçoes sobre o caminhoes ,truck no chassis e se ja entregam com bau tambem o preço pois estou interessa-       do e precisando.de preferencia com desconto a vtsta fico aguardando e o endereço para ve-los o

  2. Jose Natan do SUBC on

    Quanto mais fabrica melhor, mais a montadora que tiver coragem de receber o cavalo ou caminhão usado como entrada, usado este que tiver mais de 20 anos de uso para demanchalo para ferro velho, vai explodir de vender, vale resaltar que os veiculos velhos vira predador e arrebenta com os fretes.

  3. que maravilha um mercado de 2 bi.  toma mais uma pancada na cabeça do caminhoneiro ou será que alguém vai arcar com este custo, pobre caminhoneiro profissão em decadencia. parem caminhoneiros enquanto é tempo.

  4. ME SINTO A VONTADE PARA COMENTAR SOBRE O IVECO ISTRALIS POIS COMPREI UM NO DIA 27/12/2010 E ESTOU MUINTO FELISPORQUE É UM CAMINHAO PARA NINGUEN BOTAR DEFEITO O CONFORTO  E A SEGURANÇA É TOTAL EU POSSO LEVAR LS OU BITREN SEN ME PREOCUPAR POIS ELE FOI FABRICADO  EN 2010 COSEGUI FASER UN FINAME A JUROS BAIXICIMOS O UNICO PLOBLEMA NOSSO QUE  É NINGUEN QUERER PAGAR  OS PEDAGIOS E OS DIAS PARADO NAS CARGAS E DESCARGAS MUINTOS  SO  CUMPREN A LEI NA JUSTIÇA DO TRABALHO DEPOIS DE UM ANO AS VEZES VENQUERENDO ACORDO PARA SE SAIR BEN AINDA PORQUE UM BOLETO PASSOU DE CINCO DIAS JA ESTA NO SERASA AI O POBRE CAMINHONEIRO NAO PODE CAREGAR MAIS POIS TEN RESTRIÇAOGUARAPUAVA  26/01/2012 

  5. OLÁ MEUS AMIGOS CAMINHONEIROS EU JÁ FIZ PARTE DESTA PROFISSÃO COMO MOTORISTA ,EU -ME SINTO MUITO SASTIFEITO POR TER CONSEGUIDO INVENTAR COMO DESPOLUIR O AR QUE SAI DOS ESCAPAMENTOS DOS CAMINHÕES QUE FOI LANÇADO ESTE ANO . TENHO MAIS OUTRAS INVEÇÕES PARA -SER LANÇADAS  PARA O FUTURO PROCIMOS ;QUERO SER O CAMINHONEIRO MAIS CONHECIDO DO BRASIL.

Deixe um comentário