A Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) publicou uma carta aberta ao governador Antonio Anastasia (PSDB) pedindo que reveja a decisão de aumentar a alíquota do ICMS do óleo diesel de 12% para 15%, em vigor desde o último domingo (1º).
A entidade calcula que o preço final do combustível vá subir 6%.
Veja abaixo a íntegra do documento:
Sua Excelência o Senhor
Antonio Anastasia,
Muito Digno Governador do Estado de Minas Gerais.
A Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais – Fetcemg, desde que tomou conhecimento do Decreto Nº 45.728, de 19 de setembro de 2011, alterando a alíquota do ICMS do diesel de 12% para 15%, a partir do dia 1º de janeiro de 2012, está preocupada com os aumentos dos custos do transporte rodoviário de carga e seus reflexos negativos para a economia mineira.
Essa alteração provocará um aumento no preço final do diesel da ordem de 6% (seis por cento) e diminuirá a competitividade do Estado com relação aos outros, onde o imposto é menor. Como toda a circulação interna de mercadorias é feita por veículos a diesel, isso aumentará ainda mais o seu custo logístico no Estado.
A elevação da alíquota poderá significar, ainda, perda de recursos por desestímulo à manutenção dos investimentos em Minas Gerais, indo de encontro ao esforço do Governador em atrair e criar oportunidades de novos negócios.
Lembramos que a base de cálculo do ICMS já sofrerá reajustes nacionalmente com a recomposição do preço do biodiesel e com a introdução gradual do novo combustível S50, com menor teor de enxofre, que passa a ser obrigatório nos caminhões fabricados a partir de 2012.
Pelo exposto, solicitamos que seja revista a posição de aumentar a alíquota do óleo diesel.
Renovamos nossos protestos de elevada estima e consideração, e confiamos no acolhimento das solicitações expostas.
Atenciosamente,
Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais e seus Sindicatos Filiados.
2 Comentários
quem mais nos leza e o proprio governo. E um socio que so entra no lucro este safado. Manda estes idiotas destes ministros dirigirem um caminhao na cuiaba santarem em epoca de chuva. Estes vagabundos so sabem sentar seu traseiro corupto na poltrona de um jato
Agradecemos o replique da Carta Aberta e a atenção de vocês com as questões relativas ao transporte rodoviário de cargas de Minas.