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Transportador de grãos se aperta com frete baixo

DAF - Oportunidade 2024
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Nelson Bortolin

A colheita começa e a novela se repete todos os anos: os transportadores graneleiros fazem as contas e percebem que estão ganhando muito pouco. Um frete da região de Ribeirão Preto (SP) a Santos, hoje, vai render por volta de R$ 55 a tonelada para o motorista, segundo a Associação do Transporte Rodoviário do Brasil (ATR). No total, algo em trono de R$ 1.600 para uma carreta de três eixos.

“Mas apenas com pedágio, ele vai gastar R$ 450 só de ida”, afirma o presidente da entidade, José Machado Diniz Neto. Pela lei, esta é uma despesa que deveria sair do bolso do embarcador, mas, conforme atesta Diniz Neto, não é o que acontece na vida real.

Tirando do valor do frete mais outros R$ 450 de óleo diesel, vão sobrar cerca de R$ 700 ao caminhoneiro. Daí, ele tem de descontar a manutenção do veículo, os pneus e as despesas com alimentação. Ou seja, o motorista tem toda razão para chorar. “É claro que, no auge da colheita, quando faltar caminhão, o valor desse frete tende a subir, pode até chegar a R$ 80, mas isso é por um período curto”, afirma o presidente da ATR.

Diniz Neto garante que a situação também é complicada para as empresas de transporte que contratam terceiros. “Elas trabalham com uma margem de 10% a 15% do valor do frete. Depois de descontados PIS/Cofins, INSS do motorista e o seguro da carga, sobra muito pouco”, declara.

Os transportadores reclamam que as grandes tradings, por concentrarem o mercado, ditam os preços do frete e não sobra margem de negociação.  Segundo a Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec), entidade que representa essas empresas, para competir com a soja argentina e dos Estados Unidos,  é preciso “espremer” o transportador.

De acordo com a associação, enquanto o produtor brasileiro gasta US$ 85 por tonelada para levar a safra ao porto, o norte-americano desembolsa 23 dólares e o argentino, 20. É que os Estados Unidos conseguem carregar 60% da produção por hidrovias, 35% por ferrovias e apenas 5% pelas rodovias. No Brasil, a hidrovia leva só 11% e a ferrovia, 36%. O grosso, 53%, vão de caminhão.

A Argentina tem participação ainda mais tímida nos modais hidro e ferroviário que o Brasil. Por lá, 80% da soja seguem por caminhão. Acontece que as distâncias entre a área de produção e os portos na Argentina variam entre 250 e 300 quilômetros. Enquanto por aqui a média é entre 1.000 e 1.100 quilômetros.

“Para ser competitivo, o pessoal no Brasil pressiona o transportador rodoviário”, afirma o diretor da Anec, Sérgio Mendes. Ele ressalta que, como quase não há hidrovias no País, o frete ferroviário acaba se balizando no rodoviário. “Fica um valor alto para o ferroviário e baixo para o rodoviário”, alega.

Além da questão dos modais, o produtor brasileiro, de acordo com Mendes, ainda sobre desvantagem, principalmente na comparação com a Argentina, por ter uma moeda valorizada. “Como a operação é em dólar, se a moeda americana estiver muito baixo, a quantidade de dólares que será descontada do produtor brasileiro é o dobro da que será descontada do argentino”, afirma.

Sobre a questão da estadia para o caminhoneiro, o diretor da Anec afirmou ser “impossível” pagar o valor previsto em lei (R$ 1 por tonelada hora a partir da 5ª hora). Questionado sobre qual valor considera razoável, ele respondeu R$ 0,35 por tonelada/hora a partir da 24ª hora.

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7 Comentários

  1. Kleber José Jerônimo Borba on

    É Um Grande Absurdo o que se Passa Todos os Anos, Amesma História, Fretes Baixos, Pedagios, Custo de Diesel, Pneu, Manunteção do Caminhão e sem falar do Financiamento do Caminhão, A culpa de tudo Isto é De nos Caminhoneiro Mesmo, Por Não Lutamos pelos os Nossos Ideais, Fazendo Valer Os Nossos Direitos, Junto Aos Sidicatos, Com Protesto e Greves, Greves Sim temos a Obrigação de Lutar pelo o que é nosso. Os embarcadores tem por Pagar os Pedagios de Ida e Vinda, se Não Pagar o de vinda ao Menos Pagar o de Ida. E As diarias Também R$: 1,00 hum Real por Tonelada Hora apartir 5º hora. Também deveria ser Proibido por lei, Aqueles Postos de Combutiveis que cobram Pernoite ou Banho para nós Caminhoneiros, Nos Mesmos devemos nos Juntar e Não Abastecer nesses postos que Cobram Isto de Nós. Se Ao Menos Ficassemos alguns dias Parado Parar Mesmo dentro da Léi de 05 a 10 Dias, Em sinal de protesto Todos juntos sem ônus, os Sindicatos conseguisem na Lei, Quem Paga Prestação Pagar sem Multa Em quanto Protesta. Parar Geral Mesmo. Para Chamar Atenção das Autoridades do País e do Mundo. Quam Faz Greve ConcSegue Algo. greve sim se os Policias, Bancos e Correios de Todo Brasil. A Polícia não Deveria fazer Greve e Fazem e conseguem algo Nos Devemos Fazer Algo Para Nós Mesmos Caminhoneiros, Paralisação Total Até Conseguir os Nossos Objetivos Garantidos Por Lei.

  2. Concordo plenamente com o comentário do Kleber,hoje o setor de transporte esta como esta por causa de nós mesmo,devemos nos unir e fazer greve mesmo afinal,de contas quem faz greve consegue mas a maioria só reclama devemos colocar em pratica tudo aquilo que conversamos uns com os outros nas rodas de amigos temos que nos dar MAIS VALOR AFINAL DE CONTAS SEM MOTORISTA NÃO TEM CARGA QUE CHEGUE AO DESTINO.

  3. QUANDO VEJO FALAR EN GREVE ATE MEDA UN ARREPIO PORQUE JA PARTICPEI DAS MAIORES GREVES AQUIMAS O QUE ME DEIXA ABORRECIDO E A FALTA DE UNIAO DA CLACE SE UMA GRANDE PARTE DOS CAMINHONEIROS RESOLVEN FAZER UMA GREVE PARA RENVIDICAR UN DIREITO QUE E PARA TODOS CONSEGUIREN MELHOR CONDIÇAO DE  TRABALHO LA VEN OPESOAL DO CONTRA PARA BAGUNÇAR TUDO PARA QUE APAREÇA QUE È  BAGUNÇA MESMO VAO QUEBRANDO E PROVOCANDO TUMUTUO AI  40%  DOS CAMINHONEIROS FICAN EN CIMA DO MURO PARA VER O QUE VAI  DAR NAO PRESIZA BRIGA NEN QUEBRA QUEBRA E SO PARAR UNS 15 DIAS EN CAZA POR QUE NA CAZA É SO A PRECIZAO QUE FAZ VOCE VIAJAR A POLICIA NAO VAI OBRIGAR VOCE VIAJAR PORQUE AO CONTRARIO SE APOLICIA VEN ELES CORREN PORQUE ENQUANTO EXISTIR AUTONOMO QUE SAO OS TESTA DE FERRO DE UMA GREVE SE CONSEGUIR ALGUMA COIZA TODOS SAEN GANHANDO JA VI FROTISTA OLHANDO DE LONGE FAZENDO SEUS CAMINHOENS VIAJAREN ESCONDIDINHO PARA FAZER MEDIA CON OS EMBARCADORES E  APROVEITAR QUE  MUITOS ESTAO PARADO POR CAUZA DA MENORIA QUE VAI CONTRA QUE A MAIORIA NAO CONSEGUE NADA SÓ POR FALTA DE UNIÃO(ACORDA) GENTE QUE O CAPITALISMO É SELVAGUEN QUER SER FELIS NAO ESPERE NADA DOS PODEROZOS

  4. Con sua permiçao peço para fazer un novo comentario por falar en frete baixo eu concordo plenamente con o Presidente da ATR que comenta sobre o valor do frete nao ha mais condiçao de trabalhar como esta . Na safra  dentro de um mes sobe un pouquinho e ai abaixa pior que esta; Quero  comentar  sobre uma entrevista da Imprença con un caminhoneiro argentino segundo  ele o salario la na Argentina é mais o menos da para viver eles ganhan en media 7,000,00 reais por mes e aqui como fica  não sou contra un proficional bon ganhar   7,000,0  reais por mes  mas aqui no brasil do jeito que esta os fretes é melhor dar un prezente de grego aomotorista porque un caminhao novo trucado con uma carreta peneo ipva rastreador seguro tudo en orde para seguir viage oje nao sae por menos de  480,000,00  Reais se voce der uma entrada de  240,000,00 e financiar só 240,000,00 en  60 mezes ficará uma parcela + ou –  de  6,500,00   por  mes isto no finame nen falar en CDC  fora a manutençao e ojuro do seu dinheiro a 0,60ao mes que sera mais 1,440,00 Guenta coração ou pare de uma ves

  5. Falta uniao, deveríamos parar, em casa, nos postos, sem bagunça, vcs não tem noção, como somos fortes minha gente, não sabem o valor do bem, que vcs possuem, um boteco com capital de dez mil reais, fatura o dobro, que vcs ganham…..somos um bando de otários….

  6. DO JEITO QUE EU ESTOU VENDO, DAQUI UNS DIAS NÃO VAI TER MAIS CONDIÇÕES DO AUTÔNOMO RODAR, JÁ TEM MUITOS COM PRESTAÇÕES ATRASADAS, SEM PNEUS PRA RODAR, A MANUTENÇÃO DO CAMINHÃO SÓ A GAMBIARRA PQ NÃO CONSEGUE COMPRAR PEÇAS NOVAS E POR AI VAI. QUERO SÓ VER O QUE VAI ACONTECER, PQ NINGUÉM PODE PARAR UMA SEMANA PRA FAZER UM PROTESTO, MAIS PODE FICAR UMA SEMANA PARADO COM O CAMINHÃO SERVINDO DE ARMAZÉM, VCS VÃO VER, A QUEBRADEIRA  VAI SER GERAL PQ EU AFIRMO QUE COM O FRETE DESSE PREÇO TEM MUITA GENTE PAGANDO PRA TRABALHAR.

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