Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Com aplicativos de frete, caminhoneiro perdeu poder de barganha

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Continuação…

Por isso, Roque defende a necessidade do piso mínimo de frete. “É uma medida social para o transporte rodoviário de cargas”. As tabelas, lembra o assessor, foram uma reivindicação dos caminhoneiros atendida pelo governo na greve de maio do ano passado. Assim que o piso mínimo foi implantado, a categoria “sentiu o gosto de trabalhar com rentabilidade, começou a dar manutenção no caminhão, comprar pneus novos e até diminuir o ritmo das viagens”.

Mas a alegria durou pouco.  Embarcadores e transportadoras iniciaram uma guerra jurídica contra a lei 13.703, que estabeleceu as tabelas. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não está fazendo o papel fiscalizador, alegando falta de estrutura e de pessoal. “Isso vem causando um desconforto na categoria, que se sente enganada pelo governo”

De acordo com Roque, há relatos de caminhoneiros que já apontam para uma nova greve. “A categoria apoiou o candidato Jair Bolsonaro e está se sentindo abondada pelo governo dele.” A Petrobras voltou a praticar a política de preços internacionais e o valor do diesel não para de oscilar. “Há quem diga que a situação está pior do que antes da greve.”

O assessor diz que ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, tem buscado soluções para o problema, mas o risco de paralisação é real.

 

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply