Na última quarta-feira, dia 04 de abril, o presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti encaminhou ofício ao Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN – alertando para o vencimento da Deliberação nº 117/2007 que trata da tolerância de 7,5% por eixo na pesagem de veículos de carga.
O prazo da Deliberação expira em dia 31 de maio deste ano, e se nada for feito até lá, começará a valer a Resolução n 258/07, que aceita apenas 5% de tolerância. O objetivo da NTC com este ofício é que o CONTRAN coloque em pauta imediatamente o processo, já aprovado pelas Câmaras Temáticas, que aperfeiçoa a Resolução 258/07 e adota as tolerâncias argentinas, para possibilitar futura harmonização com o MERCOSUL.
Segundo o documento, a redução para 5% traria efeitos desastrosos para transporte rodoviário de cargas e de passageiros. “Como se sabe, hoje, o número de multas nos eixos, já representa mais de 90% das autuações por excesso de peso. Além de danosos aos transportadores, os 5% são indesejáveis até mesmo pelo Ministério dos Transportes, cuja posição oficial é pela manutenção dos 7,5%”, como cita o ofício.
Clique aqui e leia mais sobre o assunto.
4 Comentários
Quando chegamos a falar de peso entre eixo o que eu não entendo é o porque ou o governo ou estado não se adequam as empresas e assim vice versa. Nós caminhoneiros queremos andar com o peso certo o difícil é o constrangimentos nas balanças tentando acertar e sendo criticados até mesmo pelos próprios funcionários das balanças. As balanças das estradas pesam entre eixo e as empresas peso total. Todos são bons para acertarem na hora de fazer nada.
como se a culpa dos estragos do asfalto fosse do peso…
Não consigo entender mesmo sendo um Humano e não um macaco prego, como é que pode o governo de um Pais que se consideram os azes da democracia em fazer leis, TER ESSE TIPO DE LEGISLAÇÃO EM RELAÇÃO A PESO NO TRANSPORTES. Ja tive multa mesmo faltando 6 toneladas no peso total e por ter peso entre eixos diferentes dos da legislação e sem culpa, pois transportava cal a granel em caçamba e sendo assim a carga estava bem distribuida.Essa de balança de empresa se diferente das de fiscalização é um exemplo de BURRICE TOTAL. PRA MIM QUEM ESTÁ NO COMANDO NESSA ÁREA NO PAÍS É “MACACO PREGO” E NÃO UM HUMANO RACIONAL. Pensando bem, acho que nossos amiguinhos primatas legislariam melhor…
pesagem por eixo é uma palhaçada, principalmente no estado de sao paulo, é uma industria de multas, pois muitas vezes vc esta com o peso total muito mais baixo que o permitido, e com uma carga que naum permite ser mmudada, pois esta lacrada , etc, e mesmo assim vc é multado, e consteangido nas balanças , onde varias vezes os funcionarios riem de nossa cara , como se que a culpa seja nossa e naum da empresa que carregou. E um absurdo, mas continua a roubalheira , isso sim , e a dona ANTT, entrou e se criou nesse pais , mais para cabide de emprego, e para mais um orgao corrupto, isso mesmo , pois até agora só se mostrou favoravel aos interesses de ferrovias . cias de pedagio e outros afins, para o empresário autonomo, so o que foi feito ate agora , foi complicar, até parece que existe, um complo para acabar com os p[pequenos, mas é assim mesmo, enfim estas pessoas que so pensam no cascalho em seus bolsos, um dia pagarão, ou por eles mesmos , ou por justiça divina, aguardem.