Este foi o tom das entrevistas dos executivos de grandes empresas fornecedoras no primeiro dia da 3ª Automec Pesados e Comerciais (Feira Internacional de Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados e Comerciais), que vai até sábado, dia 14, no Anhembi, em São Paulo.
Até mesmo o novo regime automotivo, lançado para estimular a indústria e foco principal do discurso do ministro Guido Mantega, presente na abertura da feira, foi alvo de críticas: “Achamos as medidas válidas mas apenas para amenizar uma necessidade imediata. Precisamos de mudanças estruturais na economia”, avaliou João Manoel Fernandes, diretor de vendas da Meritor.
Enquanto a Anfavea projeta para 2012 vendas 10% menores que no ano passado, o diretor da Meritor estima que a queda deverá ser de 15%.
Opinião parecida tem Ricardo Dantas, diretor de vendas de outra importante fornecedora de autopeças para as montadoras, a Eaton: “As medidas foram positivas mas é preciso resolver questões básicas como a formação de profissionais qualificados e os investimentos em infraestrutura”.
Para ele, muitos transportadores não estavam bem informados sobre a nova tecnologia de motores Euro 5 e os custos adicionais que ela acarretaria, daí a queda na compra de caminhões novos acima das expectativas no primeiro trimestre. Dantas projeta que a produção anual fique 12% abaixo do recorde de 2011. “Os investimentos estão mantidos, mas teremos que fazer adequações no quadro de pessoal. Entretanto não vemos um cenário catastrófico, acreditamos na recuperação e no grande potencial do mercado brasileiro”, concluiu.
A Automec Pesados está reunindo mais de 500 marcas expositoras nacionais e de vários países com destaque para fabricantes chineses.
Mais informações no site www.automecpesados.com.br
2 Comentários
Tem mais é que cair em 100% a venda de caminhão novo, o caminhão mais caro do mundo, essa política abusiva de diesel e arla, essa palhaçada toda, meu discurso é e sempre será de protesto, o sistema de transporte no Brasil é um circo, é uma palhaçada de mal gosto, meia duzia de safados ganhando dinheiro nas costas de milhões de trouxas.
Um pais que não tem estradas ,combustivel de ma qualidade,fretes que esta acabando com os transportadores autonomos ,não tem uma tabela com preço de transporte minimo,não tem uma mão de obra especializada na logistica de transporte ,quer colocar arla 32 se nem as concessionárias sabem o que é. Desconversam dizendo que é coisa do governo.So podia dar nisto: mais custo operacional,menor vendas dos veiculos novos ,tem vários estados que quando a gente vai tem um posto de gasolina,quando se volta ele ja feixou.Quem não quer um caminhão novo para trabalhar , mas assim não tem condições,se nossas despesas em viagem é de no minimo 60%.Vamos ser mais coerentes,e realistas.Neste circo que os caminhoneiros éram espectadores agora viraram palhaços.E os demagogos estão nas revistas dando grandes entrevistas e palpites,sem nunca terem dado um pequena viagem de 15 dias com um caminhão para ver a realidade nua e crua.Postos imundos ,descriminação,sem lugar para pernoitar,ter que pagar para tomar um banho(minimo de decencia para o ser humano),empresas que deicham a gente esperando 10 a 12 horas para descarregar etc.