Delivery 4×4 é o principal lançamento da marca para a feira. Constellation e TGX ganham retoques
Roberto Queiroz
A Volkswagen apresenta como sua grande novidade para esta Fenatran uma variação fora de estrada de seu caminhão leve mais vendido. O Delivery 11.180 4×4 se apresenta como único veículo da categoria com essa configuração para o transporte de mercadorias ou prestação de serviços específicos.
Aproveitando o vácuo deixado pelo F4000 4×4, um veículo para a faixa de 6 toneladas de carga, a marca propõe um substituto com quase o dobro da capacidade técnica do finado Ford. Com mercado estimado em cerca de 1.000 unidades/ano, o Delivery 11.180 4×4 é, simplesmente, a única oferta do mercado a disputar esse butim.
Vai nadar de braçada, considerando ainda que apenas 12% de nossas horrorosas estradas são asfaltadas. Tem o maior PBT de sua categoria, com 10,7 toneladas, e já vem preparado para a instalação de uma tomada de força. O veículo admite o uso como reboque e traz de série pneus de uso misto específicos (235/75 R17.5) para tração integral.
Com ângulos de ataque e saída superando os 30°, o que representa um ganho de 52% sobre a versão 4×2, esse é o primeiro modelo VW com eixo trativo dianteiro desenvolvido exclusivamente para a marca, em parceria com a Dana, e que pode ter um sistema de roda livre. A tração 4×4 se dá por meio de uma caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade. O eixo traseiro tem sistema de bloqueio no diferencial.
V-TRONIC – Tendência que começou entre os pesados, a transmissão automatizada chega aos leves da Volkswagen. A nova versão do Delivery V-Tronic está disponível para os modelos 9.170 e 11.180, já líderes de vendas em suas categorias. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Eaton, em um trabalho minucioso de integração entre motor e transmissão.
A caixa EAO-6106 é sincronizada com seis marchas à frente – sendo a última overdrive para economia de combustível em entregas intermunicipais. Incorpora uma série de soluções, como o EasyStart para auxiliar a partida em rampa, e controles inteligentes.
O VW Delivery Express, outro sucesso de mercado, aposta também em segurança: o air bag, com 160 litros, é o maior da América Latina e associado a cintos com pré-tensionadores. Seu motor é o primeiro case do Cummins ISF de 2,8 litros com tecnologia EGR, dispensando o Arla 32.
CONSTELLATION – O popular Costela ganha novo visual, com renovado acabamento interno por meio dos pacotes Prime e Robust. Mas a principal inovação técnica é a evolução da transmissão automatizada V-Tronic, agora fornecida pela Eaton, que equipa as versões do Constellation com motor de 280 cv, caso do 17.280, 24.280 e 30.280.
Acompanhando a demanda da automatização no segmento rodoviário, esses modelos passam a contar com a caixa Eaton MHD de dez velocidades. Basicamente, a Volkswagen trocou a solução anterior, que utilizava eixo traseiro de duas velocidades, por um conjunto com eixo simples. A explicação está no maior controle nas trocas de marcha e, principalmente, na redução de consumo de combustível de 2% a 3% na média da frota.
A nova transmissão traz uma série de funcionalidades, tais como assistente de partida em rampa Easystart, sensor de inclinação que auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível e sistema de troca inteligente, que aumenta ou reduz as marchas conforme a carga, velocidade e inclinação do veículo na pista.
O cavalo mecânico VW Constellation 25.360 tem novidades. Agora, o modelo standard traz uma configuração técnica mais equipada, com itens como: cabine-leito com teto alto, transmissão automatizada V-Tronic de 16 marchas, pacote de acabamento Prime. A transmissão manual é opcional.
A VWCO também amplia seu portfólio com os novos Constellation 14.190, 17.190, 17.260 e 24.260 Robust. No caso do 14.190, o produto é uma soma entre os anteriores 13.190 e 15.190, que foram descontinuados. O Constellation 14.190 apresenta o PBT homologado de 14.000 kg, oferecendo 750 kg a mais de carga útil em comparação com o anterior 13.190.
O segmento vocacional de construção civil ganha o Constellation 26.260 8×4, na condição de betoneira mais leve do mercado. Com significativa redução de peso, o veículo atenderá à lei da balança, dentro da tolerância, equipado com balão de 8 m³ de concreto.
Na linha MAN TGX, os destaques são a nova garantia de três anos e a opção de transmissão pneumática. A configuração de cavalo mecânico 8×2 segue em oferta, com fornecimento pelo Mode Center da BMB.