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Número de emplacamentos de caminhões cai 18,58%

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Fonte: Fenabrave

O número de emplacamentos de caminhões novos caiu 18,58% no mês passado segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram emplacados 10.842 veículos em abril contra 13.316 em março. No acumulado do quadrimestre, são 48.063 unidades. No mesmo período de 2011, haviam sido 52.926, ou seja, uma redução de 9%.

Já o mercado de implementos rodoviários caiu menos nos quatro primeiros meses deste ano, quando foram emplacadas 16.472 unidades. Em 2011, o acumulado até abril era de 18.442, o que representa uma redução de 10%.

O desaquecimento no mercado de caminhões e implementos em 2012 é bem maior na comparação com o de automóveis. Segundo a Fenabrave, foram emplacados 789.913 carros nos quatro primeiros meses deste ano contra 817.769 no mesmo período de 2011, o que representa uma redução de apenas 3,4%.

A antecipação de compras em 2011 para fugir do aumento de custo dos motores Euro V e as dúvidas quanto ao novo diesel S50 foram as principais causas da redução do número de emplacamentos de caminhões, segundo a Fenabrave.

O presidente executivo da entidade, Alarico Assumpção Júnior, ressalta que, em virtude do início do Proconve 7, o mercado viveu uma situação atípica nos primeiros meses do ano. ”Os postos não compravam o óleo diesel acreditando que não haveria caminhões Euro V na estrada e os transportadores não compraram caminhões com medo de não ter combustível”, explica.

A maioria das vendas feitas até agora, segundo ele, se referem a caminhões Euro III. O executivo salienta que a legislação permitiu a compra dos veículos com a motorização antiga pelas concessionárias até 31 de março. De forma que o número de veículos comprados das montadoras pela rede nos primeiros três meses do ano, somados aos estoques na virada de 2011 para 2012, totalizam cerca de 48 mil unidades.

Quanto às mudanças nas linhas de financiamento do BNDES divulgadas no mês passado, o presidente executivo acredita que elas possam ter contribuído para a redução nos emplacamentos em abril. ”Tivemos de cancelar e refazer muitos pedidos de caminhões depois que as regras foram mudadas. Aí o processo de venda começa do zero e leva mais uns 30 a 45 dias para ser concluído”, justifica.

A Fenabrave não concorda com a retração de 10% do mercado em 2012, como prevê a Anfavea. ”O governo tem tomado medidas para favorecer o crédito e acreditamos que elas serão suficientes para reverter os números nos próximos meses”, destaca.

Para ele, haverá crescimento do mercado no fechamento das contas em dezembro. A entidade, no entanto, reviu a estimativa de aumento das vendas de 9,6% para 2,6% na comparação com o ano passado.

O site Automotive Business divulgou hoje que ainda existiriam em estoque nas concessionárias 12 mil veículos com motores Euro 3 armazenados, entre pesados, furgões e vans. A expectativa é que eles sejam comercializados até o final de maio e venda dos novos Euro 5 finalmente ganhe fôlego.

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2 Comentários

  1. José D.C.Cordeiro on

    Sou  hum caminhoneiro de 63 anos,me aposentei em janeiro.Sempre tive patroes.Não tenho hum financiamento,de um caminhão que tem entrada.63 anos é para eu trabalhar com um financiamento,caminhão 2000/2006.Volkswagen modelo 23.220,baú,10 metros,truck .Penso eu aqui , qual banco pode financiar.Só sei dirigir mesmo. Mesmo com deficiência na perna esquerda.Gostei desse desabafo.

  2. hj em dia requer mtos cdaiduos na hr comprar o seu carro usado, por isso devemos escolher lugares que conhecemos bem e que temos confiancaeh sempre bom receber boas dicas!!!

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