Na segunda reportagem da série sobre direção econômica, vamos tratar da importância do alinhamento dos eixos da carreta. Este é um cuidado que interfere tanto no desgaste prematuro dos pneus quanto no consumo de diesel.
Segundo o engenheiro mecânico Rubem Melo, especializado em inspeção veicular e treinamento para transportadores, nem sempre o motorista percebe quando os eixos estão desalinhados, sobretudo em veículos articulados como bitrens e rodotrens: “Quanto mais longo o veículo, menos se nota”, avisa.
Quando os eixos estão desalinhados, o motor precisa de força extra para movimentar o caminhão, pois os pneus estão girando de lado, e o motor tem que arrastar o caminhão. “Se o motor tem que fazer mais força, vai gastar mais diesel. Já os pneus terão um desgaste irregular e prematuro”, explica Rubem.
Só a manutenção preventiva pode resolver este problema. O alinhamento da carreta é garantido por buchas de borracha que se gastam com as vibrações e o motorista não percebe. Além disso, existe em cada eixo o chamado braço tensor, que tem um lado fixo e um regulável. A manutenção envolve a troca das buchas e a regulagem dos braços tensores.
O serviço deve ser feito na concessionária do fabricante do implemento ou em oficina especializada. “E não adianta fazer isso só quando aparecer algum barulho, tem que ser periodicamente. Quando surge o barulho, a situação já é grave e o caminhão vinha consumindo mais do que deveria há bastante tempo”, explica Rubem.
Para quem roda só em estradas asfaltadas, em bom estado, a revisão pode ser feita a cada seis meses. Mas quem trafega em trechos mais difíceis deve fazer uma revisão mensal, sempre com profissionais especializados.
2 Comentários
GOSTEI DA MATÉRIA. GOSTARIA DE SABER MAIS E ME APROFUNDAR MAIS NESTE ESCLARECIMENTO. SOU INSTRUTOR DE DIREÇÃO PREVENTIVA, EDUCADOR DE TRÂNSITO E 58 CURSOS EM TRÂNSITO E HOJE DOU ASSESSORIA A MAIS DE 65 EMPRESAS TRANSPORTADORAS DE CARGAS. A DIREÇÃO ECONOMICA É UMA QUESTÃO DE OPERACIONALIDADE. MANDE ALGO MAIS. OBRIGADO – INSPETOR DE PAULA
Seria interessante escalrecer se com uma profundidade de sulco menor não haveira menor drenagem da água em caso de rodar com chuva forte.