Fonte: Guia do Transportador
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou até 31 de janeiro de 2013 a tolerância máxima de 7,5% sobre os limites de peso bruto transmitidos por eixo de veículos à superfície das vias públicas, por meio da Resolução nº 403/12, de 26 de abril de 2012. Esta é a sexta vez que a entrada em vigor da tolerância de 5% nos eixos é adiada.
Como nos casos anteriores, a finalidade da medida é dar prazo para que a Câmara Temática de Assuntos Veiculares conclua estudos conjuntos com o Inmetro sobre procedimentos para pesagem dinâmica de cargas. Embora os testes com granéis líquidos e sólidos tenham concluído que estas cargas podem ser pesadas normalmente, o Inmetro ainda não finalizou o Regulamento Técnico Metrológico para aferição dinâmica de peso.
2 Comentários
Palhaçada. Quando eu era criança, brincavamos com frazes que expresavam “qual o cumulo do absurdo”. Achavamos muitas, e cumulo da velocidade… Ex, chavear uma gaveta tão rapido e guardar a chave dentro… Qual o cumulo da incopetencia ou burrice? – Essa é facil pessoal, a resposta é ” PESAR UM CAMINHÃO NUMA BALANÇA DE EMPRESA ONDE O PESO É TOTAL (PBT) E DEPOIS SER PARADO NUMA BALANÇA DO ESTADO ONDE O PESO É POR EIXO. Ja levei multa por difernça entre eixo enquanto que o peso total (pbt) dava 6 toneladas a menos. Nossos legisladores mais burros tô pra achar… Ou equalizam as empresas com seu sistema ou, se equalizam eles com as empresas. Esse ANTT na realidade não sei pra que que serve…ô incopetencia!!!! – sabe aquele jeido de descobrir o peso de determinado coisa como fazia minha avó? – vou contar – Ela pegava um Kg de sal (pacote fechado)em uma mão e enchia um outro pacote de farinha e tentava advinhar quantos quilos teria de farinha no pacote, usando os braços como balança…em um braço o sal e no outro a farinha. Será que ela ganhava algum dinheiro vendendo farinha? – Tenha dó né. Essa ANTT parece minha vó e a diferença é que minha avó era analfabeta.
Vc tem toda a razão Jefferson, pesagem por eixo é uma palhaçada, é uma forma de arrecadar dinheiro nas costas de quem vive tentando sobreviver com todos esses problemas que enfrentamos, como fretes defasados, estradas ruins, bandidagem, pedágios altíssimos, etc. (se eu for enumerar não vai caber nessa página) Ai esses políticos que não entendem nem de automóveis querem fazer leis pra caminhões, eles tinham que passar um mês na cabine de um caminhão viajando pra poder entender pelo menos 5% da nossa atividade. Como vc vai dividir uma carga num caminhão se ela for concentrada? ex: um trator de esteira, só se desmontar ele pra poder distribuir as peças dentro do caminhão, a pesagem tem que ser do caminhão por inteiro e não por eixo, esse é o meu ponto de vista.