Agência já havia decido interromper pesagem de veículos
Alegando medida para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (Covid-19), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta segunda-feira (23/3), a Resolução nº 5.876/2020, que flexibiliza regras para o transporte rodoviário de cargas.
Ficam “suspensas as obrigações e penalidades relacionadas ao cadastramento da Operação de Transporte, com a consequente geração do CIOT, para as contratações que não envolverem TAC e TAC – Equiparado”. Ou seja, está suspenso por tempo indeterminado o “Ciot para Todos”, reivindicação dos caminhoneiros para ganharem mais competitividade em relação às transportadoras.
Outra alteração é a ampliação do prazo de validade dos certificados do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até o dia 31 de julho deste ano. Os vencimentos estavam previstos para ocorrer entre 1º de março e 30 de junho.
A normativa também suspende, até o dia 31 de julho, a exigência do Certificado de Inspeção Técnica Veicular (CITV) para circulação de caminhoneiros autônomos ou por empresas do ramo de logística.
Balanças de pesagem – No último domingo (22/3), o Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciaram que vão suspender as atividades dos postos com balanças de pesagem nas rodovias federais concedidas. Sob a competência da ANTT, a medida vale para as rodovias administradas pelas concessionárias privadas.
A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), assim como entidades representativas do transporte de cargas, já foram comunicadas.
O objetivo, segundo a agência, é evitar um maior tempo de retenção e de contato entre profissionais do transporte de cargas. O Governo Federal também prepara, junto a entidades que representam o setor, uma série de medidas de orientação e de triagem em pontos estratégicos dos principais corredores logísticos do país.
4 Comentários
Liberar os pedágios para caminhoes
Claro que cancelou ciot pra todos. Favorece embarcador e transportadora, joga no lixo aplicação dopiso mínimo do frete.
Tem que ajudar empresa nesse cenario? Claro que sim! Mas porque não de outra forma sem ferrar caminhoneiro? Da isenção de imposto, de água de luz.. de ei lá, o que não falta e alternativa. A classe empresarial nesse país e nojenta, usa essa epidemia pra se aproveitar de tudo que é jeito. Porque esse governo lixo não ajuda nos autônomos mandando os bancos não cobrar parcela de financiamento do caminhão nós próximos meses? Porque não manda abrir os pedágios como na Argentina? Porque não manda punir embarcador que nega acesso a banheiro e restaurante pra motorista enquanto aguarda carga/ descarga? Porque não devolve IPVA e DPVAT deste ano? Só ajuda empresário e ferra autônomo e motorista empregado também quando assinou ontem MP autorizando um monte de barbaridade na CLT, reduzindo salário e direitos quando a gente mais precisa. Governo lixo!!!!!
Caraca Alessandro, faço menhas as suas palavras, é tudo isso e muito mais, esse governo foi eleito pelo “gado” para proteger os ricos e tirar o que sobra de pobres e trabalhadores, veja a MP que ele editou no ultimo domingo onde deixava os patrões cancelar o contrato de trabalho por 4 meses e ainda não pagar o trabalhador durante esse período!
Tudo para o capital, mesmo se para isso tiver de matar muita gente, o que importa é o lucro. Pois ele usa o Covid-19 pra justificar a inercia desse governo onde a economia paralisou totalmente mesmo antes do corona, agora fica fácil transferir a responsabilidade, vão dizer que a culpa é do PT e do Lula!
Essa ANTT está ai para somente ferrar o trabalhador, muitas rodovias concedidas estão em péssimo estado e quando ligamos para a ANTT o atendente usa uma retorica que mais parece o ouvidor da concessionaria, pois fica justificando a destruição do piso como se isso fosse normal e não dá nenhuma solução. Dias depois a concessionaria liga e faz um monte de pergunta, como? onde está o defeito?, qual quilômetro?: qual é o defeito? Imagina eu respondendo essas perguntas transitando pela BR-040 entre Juiz de Fora e Brasilia? É buraco e defeito em toda a extensão…
Será que a ANTT também poderia proibir nos multar quando a balança estiver inoperante e vendo cones apo´s a primeira saída, nos levar a passar pelo lado da pista sem adentrar na área destinada a primeira verificação? Recebi duas multas dessa a noite onde a balança estava inoperante, a primeira foi na BR-324 na BA onde eu transitava atras de outro caminhão que passou direto e como acompanhei fui multado e outra na 381 em MG. fiquei furioso por ser multado por evasão de balança onde as mesmas estava fora de operação, isso é um absurdo e poque não dizer surrupiar dinheiro sem trabalhar.
E pasmem, não adianta entrar com recurso, sempre recebemos a multa!! Isso é pilantragem mesmo, não tem outro nome! Quando fecham a balança tem de desligar a Câmera que filma e colocar os cones na entrada da balança para não nos pegar de surpresa! Povo ingrato, desonestos e esperto, só querem tirar dinheiro verdadeira fabrica de dinheiro!