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Kassab cede a lobby e libera VUCs no centro de São Paulo

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Fonte: Folha de São Paulo

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), recuou e liberou ontem a circulação dos VUCs (veículos urbanos de carga) em todos os dias e horários na ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões), no centro expandido da cidade.

O decreto foi publicado ontem no “Diário Oficial”. Antes da liberação, os VUCs só podiam circular pela região entre as 10h e as 16h. A permissão para rodar pelos 100 km² que fazem parte da ZMRC era uma reivindicação antiga do Setcesp (sindicato das empresas de transporte de cargas).

“Temos lutando por isso há muito tempo. A medida é tardia, mas bem-vinda”, disse o vice-presidente do sindicato, Manoel Sousa Lima Júnior.
Embora houvesse pressão, o prefeito negou que tenha cedido. “Essa afirmação é de quem não conhece o processo, até porque isso foi estabelecido há sete anos, quando definimos que iria ter um momento da liberação para a circulação dos VUCs”, afirmou.

Kassab disse ainda que não existe a possibilidade de permitir a circulação de VUCs maiores. “Não existe a menor hipótese de nós alterarmos, aqui em São Paulo, o tamanho dos VUCs.” O tamanho permitido é de, no máximo, 6,3 metros de comprimento.

Mesmo com a autorização para circular, os VUCs terão de respeitar o rodízio municipal. Os caminhoneiros precisam, no entanto, fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Transportes.
Desde a primeira restrição aos caminhões, em 2008, as transportadoras estão trocando os veículos pesados, que transportam até 40 toneladas de carga, pelos VUCs, que levam até quatro toneladas.

Especialistas em trânsito divergem sobre a vantagem da troca de caminhões pesados pelos de menor porte.

Alguns citam a facilidade que eles têm para estacionar e o fato de não ocuparem mais de uma faixa das ruas. Outros dizem que são necessários vários VUCs para levar a carga de um caminhão grande, o que pioraria o trânsito.

Engenheiro e mestre em transportes, Sergio Ejzenberg diz que o uso dos VUCs para o abastecimento das cidades é uma tendência e deve crescer. “Esse é um movimento que já está muito forte nas empresas. É o veículo adequado para circular na cidade.”

Consultor em transportes, José Bernardes Felex discorda e diz que o número de VUCs não deve aumentar. “O custo operacional evita isso. Na prática, isso não acontece por uma questão de gastos com combustível.”

Truckscontrol
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6 Comentários

  1. Abastecimento em São Paulo vai ter quer usar helicóptero, e onde pousar ? A coisa vai ficar mais feia. Tô procurando outra moradia. 

  2. Nivaldo Baptista on

    Parabens a Setecesp e a todos que se enpenharam O Kassab não cedeu e sim agiu com bom senso por ser um politico inteligente,tenho a certeza que o abastecimento da cidade vai melhoar e o mercado de VUCs tambem,espero que os demais Prefeitos das região metropolitana de São Paulo tenham a mesma atitude.PARABENS

  3. Bernabe Gastão on

    Para elogiar o Prefeito,na liberação dos vucs só um leigo ou ( Maraja)que não imagina custo, a sociedade vai ver o custo no final que é quem vai pagar a conta, sem dizer na poluição a mais são 10 motores em lugar de um Truc, congestionando 10x mais,10×6,30= 63 metros, contra no maximo de 12 metros um caminhão truc, sera que a sociedade sabe désta rel verdade?

  4. Tiraram os caminhões,e não adiantou nada nem para o imbecil que criou esta medida  que deve ser um burrrrocrata que so tem veiculo para pasear.Inteligencia usou Curitiba colocando um horario para os que estão trabalhando,SP deveria seguir o exemplo e liberar no minimo um caminhão toco,mas inteligencia coletiva é para poucos,estes que estão ai só querem é mamar nas tetas do governo pois quem paga o seus grandes salarios é o povo.Que nem sendo obrigado sabe votar em gente decente,e que pense no povo.

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