Fonte: Agência Brasil
Dirigentes de duas confederações nacionais de trabalhadores da área de transporte afirmam hoje à Agência Brasil que as manifestações de caminhoneiros em rodovias brasileiras, iniciadas na última quarta-feira (25), têm a participação direta de empresários, o que indicaria a ocorrência de locaute (greve patronal).
“Essa greve não é dos trabalhadores. É dos empresários, é locaute”, afirma o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes (CNTT), filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), Paulo João Estausia. “Donos de empresas e sindicatos patronais de todo o país estão mobilizados apoiando esta paralisação.”
O Artigo 17 da Lei Federal 7.783, em vigor desde 1989, proíbe a paralisação de atividades por iniciativa do empregador. “Já identificamos, em algumas regiões, empresas que estão forçando seus motoristas a parar os caminhões nas rodovias”, diz Epitácio Antônio dos Santos, dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Terrestre (CNTTT). “Os motoristas que são funcionários devem denunciar eventuais pressões aos seus sindicatos e não dar um tiro no próprio pé entrando na onda dos empregadores.”
Santos diz que a entidade pretende denunciar essas empresas ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Justiça. “Elas estão iludindo os trabalhadores, querem manter o status de antes, com os motoristas rodando de 15 a 20 horas por dia, morrendo e se drogando para se manter ao volante. Locaute é crime.”
Site patronal – Em uma postagem publicada no dia 20 de julho, o site do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul, por exemplo, demonstra apoio à “greve geral” dos caminhoneiros. “A entidade que representa as empresas de transporte e logística entende que o movimento é justo”, diz mensagem do sindicato patronal.
Para o presidente da CNTT, os empresários do setor estão usando os trabalhadores para manter seus custos reduzidos e não abrir novos postos de trabalho. “As empresas estão impondo essa paralisação, dizendo que os funcionários estão descontentes, o que é mentira. Elas [as empresas]é que não querem contratar mais motoristas para trabalhar em dupla, não querem cumprir a lei”, disse Estausia. “A falta de estrutura nas rodovias não é razão para os trabalhadores atacarem uma lei que trouxe benefícios históricos à categoria.”
No Norte do Paraná, os piquetes estão sendo realizados por pequenos empresários. Clique aqui e leia reportagem da Folha de Londrina.
Reivindicações dos protestos – Entre as reivindicações do Movimento União Brasil Caminhoneiro, que lidera os protestos, está o adiamento por um ano da vigência da Lei Federal 12.619. O movimento alega que as exigências impostas pela lei são “inviáveis por falta de infraestrutura nas estradas”.
Sancionada em abril deste ano, a lei tornou obrigatório, desde o final de junho, o controle de jornada de todos os motoristas que trabalham no transporte rodoviário de cargas e passageiros.
Conforme a nova legislação, os motoristas devem fazer uma jornada de trabalho de oito horas diárias, com no máximo duas horas extras, além de uma pausa de trinta minutos a cada quatro horas trabalhadas. A lei alterou artigos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e do Código de Trânsito Brasileiro. Os profissionais que não cumprirem as regras poderão ser multados pela Polícia Rodoviária Federal.
8 Comentários
ESTA GREVE É DE TODOS MOTORISTAS, AUTONOMOS, EMPRESASOS SALARIOS SÃO BAIXO PORQUE OS FRETES SÃO BAIXOS, TUDO ISSO PORQUE A ANTT DESCUMPRIU A LEI 11442 AUTORIZANDO A ENTRADA DE MAIS DE 600MIL VEICULOS A TRANSPORTAR FRETE,ESTE VEICULOS SÃO DE TRANSPORTADORES DE CARGAS PROPRIAS QUE EM SEU RETORNO VAZIO VOLTA COM ALGUM TIPO DE FRETE COM VALORES MUITO BAIXO UMA VERDADEIRA CONCORRENCIA DESLEAL ,COMO NOS VAMOS COMPERTIR COM ESTES TRANSPORTADORES, HOJE EM ALGUNS LUGARES DO BRASIL O SALARIO DO MOTORISTA NA CARTEIRA NÃO CHEGA A 1.000,00; É SONHO DE TODA EMPRESA PAGAR UM SALARIO DIGNO AO SEU MOTORISTA, É O SONHO DE TODO MOTORISTA E O AUTONOMO PODE DESCANSAR AS ONZE HORAS QUE A LEI ESTABELECE NÃO TEM COMO PAGAR UM SALARIO DIGNO OU CONTRATAR UM SEGUNDO MOTORISTA SE NÃO HA FRETEPRINCIPAIS REENVIDICAÇOES* FORA TRANSPORTADOR DE CARGAS PROPRIAS* AREAS DE DESCANSO COM TODAS INFRAESTRUTURA
NOS AUTONOMOS NÃO RECLAMAMOS A LEI E SIN A FALTA DE ESTRUTURA PORQUE AI VAI SER UMA FABRICA DE MULTAS TODOS OS DIAS O MAIS DA LEI É BON PARANOS NÓS NÃO AGUENTAMOS MAIS É ESSE PREÇO DO PEDAGIO E ESSE TAL CARTÃO ELENGANAÇÃO QUE VEMOS E O PREÇO DO FRETE QUE NÃO PAGA NEM AS DISPEZAS DO CAMINHÃO MAIS TRABALHAR DE GRAÇA NEN RELOGIO QUER UMA TONELADA DE CARGA TRANSPOTADA POR 100,00 REAIS É UN VALOR SIMBOLICO DE 0,10 DE CETAVOS O KILO DE UMA MERCDORIA QUE MUINTAS VEZES É 3,00 OU 4,00 REAIS O KILO PELO AMOR DE DEUS POIN A MÃO NA CONCECIA CAPITALISTA SELVAGEN SUGADOR DO SANGUE DOS OUTROS
Essa greve os autonomos sao fantoches na mao dos patronais, estao usando os caras para reivindicar. poremos os maiores beneficiarios sao os patroes…. sem fala na bira q o presidente da mubc tem contra a ANTT…. isso e pessoa. QUEM NAO VER ISSO.
Que absurdo, agora esses comunistas da CUT estão contra a greve? Eles inventaram a greve, agora estão querendo ser contra? Quanta hipocrisia hein, acorda Brasil, a CUT é um braço do PT, e o PT da Dilma quer é moleza. Vamos continuar com a greve SIM!
o que vai acaontecer e muita transportadora picareta saindo do mercado so isso. A saude dos motoristas tá um caos,e ningem se importa.
SINDITAC, ISSO NÃO É CAPITALISMO, ISSO É COMUNISMO MESMO!
A LEI É BOA MAS É BURRA.Sou a favor da lei e já praticamos controle do tempo de sono dos motoristas na Cargolift há 10 anos com sucesso em segurança. Não posso concordar com uma lei que permite ao motorista autônomo trabalhar 82 horas/semana enquanto nossos motoristas CLT apenas 57hs. Isso é concorrência desleal e vai deixar muitos motoristas desempregados que hoje tem carteira assinada com salários de R$ 2.500,00/mês além das diárias e benefícios. Temos que alterar a lei para pernoite de 8 horas a cada 24 horas tanto para autônomos como para motoristas CLT. Na semana passada viajei de Curitiba e Cascavel onde abordei diversos motoristas – não encontrei nenhum deles favorável a ficar 11 horas em pernoite. Não tem como argumentar que a CLT da década de 40 esta atualizada e contempla as necessiades dos motoristas atualmente! Markenson MarquesPresidente da CARGOLIFT Logística
A CORJA DA CUT PENSA QUE PATRÃO NÃO TEM DIFICULDADE, QUE O DINHEIRO DELES VEM DO ESPAÇO, É INFINITO. ELES ESTÃO NA VERDADE DESESPERADOS PORQUE PERDERAM A FILIAÇÃO (MAMATA) DOS CAMIONEIROS E AGORA ESTÃO SE DEPARANDO COM UMA ATITUDE AMERICANIZADA DE FAZER PROTESTO SEM TER QUE OBEDECER FALSOS SINDICATOS QUE SÃO AGÊNCIAS DE CONTROLE DE TRABALHADORES AO BEL-PRAZER DE UM PARTIDO DE NARCO-CONTRAVENTORES.