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Aumento da safra vai exigir mais CVCs de 74 toneladas

DAF - Oportunidade 2024
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Nelson Bortolin

Como transportar uma safra de 350 milhões de toneladas – volume mais de duas vezes maior que o projetado para 2012. O desafio foi discutido na mesa redonda “Segurança no Transporte de Cargas”, realizada no sábado (18), no XXII Congresso da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em São Paulo.

Participaram do debate três integrantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir): o presidente, Alcides Braga, o diretor executivo, Mário Rinaldi, e o presidente do Conselho de Administração, Kimio Mori.

De 1970 a 2010, a safra no País saltou de 47 para 136 milhões de toneladas – aumento de 189%. No mesmo período, a capacidade de carga dos implementos rodoviários aumentou de 15 para 50 toneladas: O crescimento foi de 233%.

O problema é que a produção de grãos deve dobrar em 8 anos e não há muito mais como aumentar a capacidade dos implementos. “A gente não vislumbra o aumento do peso, mas achamos que o País terá de resolver os problemas das pontes e dos viadutos para que as rodovias comportem os implementos com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 74 toneladas”, afirmou Mori.

Atualmente, essas CVCs sofrem restrições em boa parte das rodovias. E onde são permitidas, requerem Autorização Especial de Trânsito (AET). A esperança do setor é que iniciativas como o pacote de concessões de rodovias lançado na semana passada pelo governo federal ajude a preparar a malha para as composições mais pesada.

Durante a mesa redonda, também foi discutida a obrigatoriedade dos freios ABS nas Combinações de Veículos de Carga (CVCs) fabricadas a partir de janeiro do próximo ano. A medida chega ao Brasil com 20 anos de atraso em relação à Europa, por exemplo. Os ABS devem impactar entre 2% e 3% no preço dos implementos. 

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4 Comentários

  1. Concordo plenamente com a evolução no Setor de Transportes; mas, as nossas rodovias estão adequadas para comportar esse tipo de implemento tanto em peso quanto ao seu fluxo? (Terceira faixa, locais para manobras nos páteos, balanças, etc…). Os motoristas tanto operacionais quanto os conviventes estão preparados? Precisamos urgentemente de ações governamentais em obras de grande porte nas rodovias que escoam essa produção; pois já vivemos o caos de relacionamento no transito entre a produção e os demais usuários dessas vias. Precisamos de AÇÃO URGENTE!!! 

  2. schiffer alberto on

    compra carreta nova financiada, bota 70t ai nao tem estrada para rodar. comecam os atrasos nas prestacoes, ai o caminhoneiro pega uma m. de frete para tentar fugir de uma busca e apreencao. E novamente comeca a bola de neve.este filme conheco de cor e salteado. NAO MUITO OBRIGADO.Sendo que 1 mes de greve o BRASIL quebra que nem farelo, ai vao dar o devido valor(diga-se de passagem merecido) ao caminhoneiro

  3. Estou de acordo com o Sergio Augusto, precisamos de reações urgentes dos nossos governantes para que possamos trabalhar com mais segurança. As autoridades chega a multar por parar veículos dentro da faixa, ha locais sem acostamento e temos que engolir certas praticas arbitrárias de alguns. Estes são alguns das melhorias que devem ser feitas. Outro questionamento que sempre faço é o entre eixo, porque os estados ou a união não usam balanças iguais das empresas ou vice-versa. Nós temos que parar de dar jeitinho para nos livrar de multas. Se fossem iguais não teriam com tirar ( tirar) de nós que sofremos dia e noite para sustentar este país. Está na hora de juntarmos juntamente com sindicatos e estudar esta questão destas balanças de fazer dinheiro.

  4. PENSEI QUE TINHAMOS PRESIDENTEPARA MANDAR NO PAIS.MAS VEJO QUE QUEM MANDA E ,VOLVO SCANIA VOLKS FORD RANDOM GUERRA ETC…ETC. PORQUE ESTES FILHOS DA PUTA NAO CONSTROEM ESTRADAS? SO FAZEM ENGENHOCAS PARA ACABAR COM ELAS. E O FRETE? LA EM BAIXO….

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