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Agronegócio quer adiamento da Lei do Descanso

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As diretorias da Associação Brasileira de Agronegócio (Abag) e da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) vão cobrar do governo a resolução dos problemas imediatos decorrentes da aplicação da Lei 12.619/12, que disciplina sobre a jornada de trabalho dos caminhoneiros. Em nota á imprensa as entidades pedem o adiamento da aplicação da Lei por 360 dias, além de outras medidas para amenizar “a crônica deficiência de infraestrutura logística do País para o escoamento da safra de grãos.”

Essa foi a principal decisão tomada após as discussões e debates durante o Fórum Safra Recorde de Grãos: os Desafios da Logística, realizado pelas duas entidades nesta quarta-feira (28), em São Paulo.

 “É necessário conceder um prazo maior para que sejam colocadas em prática as novas medidas, em especial a formação de motoristas profissionais, cujo módulo de treinamento específico, que inclui aulas práticas e conhecimento dos novos modelos de veículos e tecnologias, demanda mais de  200 horas”, diz a nota.

O documento deverá ter a adesão de outras entidades que participaram do encontro, como a Associação do Transporte Rodoviário de Carga do Brasil (ATR) e do Movimento União Brasil Caminhoneiro. “Quanto mais gente aderir, mais força teremos para mostrar ao governo que a situação é grave e ficará ainda mais crítica no ano que vem, com a colheita da safra recorde de grãos, que deverá alcançar 180 milhões de toneladas”, diz Carlo Lovatelli, presidente da Abiove.

A NTC&Logística também realiza um encontro para debater a Lei 12.619/12 nesta quinta-feira, dia 29, a partir das 13:30 na sede da entidade em São Paulo. Mais informações no site http://www.portalntc.org.br/

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16 Comentários

  1. A lei 12.619 eu entendo como mais uma conquista para nossa categoria, só não concordam com a lei quem é desorganizado e está disposto ao trabalho escravo, pois tem que trabalhar muitas horas diarias para manter os custos de um caminhão trabalhando,  o entendimento que tenho de não se cumprir a lei é de quem não se preocupa com o alto preço que está sendo pago com tantas vidas para se manter um frete tão irrisório como está nos dias de hoje.

  2. O fato e que o governo e o setor do agronegocio nunca esteve preocupado com a infraestrutura logística do pais para o escoamento de grãos, em especial com a situação do caminhoneiro que realiza seu trabalho sem a menor condição de infraestrutura e sem o básico necessário para desenvolver sua atividade de transporte, como locais adequados para descanso, treinamentos de qualificação profissional, pátios para estacionar onde tivessem acesso a um local higiênico para permanecerem durante o descanso, com banheiros, restaurante, caixas eletrônicos e etc. Realmente não seria adiando o cumprimento da lei que a situação melhoraria ou deixaria de ser tão ruim, mas sim com o cumprimento efetivo da lei e ao menos começando a se pensar na situação de fato que o caminhoneiro se encontra e passar a dar importância e valorizar o mínimo que que seja esta classe de trabalhadores que na maioria das vezes passam desapercebidos quando deveriam ter toda a atenção já que com a paralisação destes, vários setores econômicos do pais seriam atingidos e a economia em geral do pais sofreria grande impacto negativo. Torçamos  para que a lei seja cumprida e logo, já que muito já se esperou.

  3. Porque vocês não pedem para o governo abaixar os jurus, o preço do diesel, mais segurança nas estradas, facilidades para a compra de caminhões peles atuais “escravos” de vocês, e dessa forma ter mais dignidade… Entendo que o que vocês magnatas querem mesmo é continuar matando pessoas nas estradas, destruindo famílias, motoristas escravos trabalhando vinte e quatro horas por míseros salários, iludidos por vocês que fazem os bobos e pobres homens acreditarem que o caminhão é deles, e por conta disso eles vão se drogando cada vez mais e o caminhão de vocês vão faturando.

  4. Norival de Almeida Silva on

    Temos que acabar com estas demagogias, que não da para aplicar a lei , pois a lei  12.619 aplicada vai salvar vidas , dando oportunidades para que os profissionais cuide melhor de seus veiculos e, de si mesmo, convivendo mais tempo com seus familiares ,tendo oportunidades em educar seus filhos ,ser participativo na vida em seu todo, com a sociedade , claro que vamos ter que rever valores , mas vamos dividir as responsabilidades  e, os resultados ,que hoje esta só com alguns , ja foi absurda a prorrogação da aplicabilidade , temos e que ter mais fiscalização para que seja cumprida todas as normas e leis que ai esta , exemplo porque não se cumpre a lei do vale pedágio obrigatório e, falta de tempo para sua aplicação ? ou porque são mais poderosos e não aplica a lei , porque ainda temos carta frete e falta de tempo também , o transportes de  carga perigosa ja cumpre esta lei 12.619 a 19 anos , e ai esta o exemplo quase não temos acidente fatais com este seguimento .Temos que aplicar todas e jáSdsNorival de Almeida SilvaPresidente do Sindicam-SP e da Fetrabens.   

  5. na verdade eles nao querem pagar estadias onde caminhoes sao deposito. pois nao querem invistir em patio para caminhoes em dscanso. so eles querem. em quantov a sociedade paga em acidentes por exploraçao de uma mao de obra.

  6.  c a lei nao entrar em vigor a matança vai almentar. e a sociedade vai pagar caro com isto. bem com suas vidas debaixo de uma carreta onde o motorista teve que rebitar para seu sàlàrio ser digno.

  7. sou presidente da associaçao divinopolitana dos amigos carreteiros ADAC,sugerimos ao governo as paradas normais de 4 em 4 horas,parada normal de almoço,e 8 horas de descanço,ao invés de 11horas,seria mais fácil adaptar,e não traria tanto transtorno para o caminhoneiro e empresas,poderia ser das 10 horas da noite as 6 horas da manhã;quem fez a lei do descanço deveria ter consultado os caminhoneiros e empresas para saber das realidades do brasil,pois caminhoneiro parado e descançando não paga contas,caminhoneiro ainda é uma classe que quer trabalhar,não nos tire esse direito,obrigado

  8. vamos ou nao inplantar esta lei? afinal temos ou nao temos um gonverno serio? acabem logo com esta palhassada,e mostrem que neste pais tem lei,e quem nao aguentar,que va faser outra coisa.sou motorista carreteiro,a 35 anos e nao vejo a hora,de comersar esta tao esperada fiscalisaçao.forssa dilma.

  9. volto a dizer que deve haver um prazo de transição para implantação da Lei 12.619, nesse momento não abrir de mão de tudo nem tão  pouco aplicar tudo que estar na Lei.Os Estados Unidos levou 60 anos para ter o modelo que tem hoje,os loucos do brasil acham que fizeram uma Lei melhor e mais avançada do que os Americanos e simplesmente à aplicam sem transição nenhuma. Os loucos do brasil , acham que vão resolver todos os males que afligem o setor Rodoviario Brasileiro com uma canetada e pronto.A transição levaria em conta as longas jornadas de trabalho, a falta de infraestruturas , o treinamento de novos profissionais, as punições severas aos motoristas e não aos proprietarios dos veicvulos.

  10. O William, voce esta certo em algums pontos, mas voce tem que convir comigo que camioneiro morto, tamben nao paga conta e nao sustenta sua familia, veja os dados das pesquisas com relacao ao trabalho do caminhoneiro no brasil, quantos voce conhese que estao aposentados e estao bem de saude? O erro da maioria de nos e nao separ as coisas, voe ja viu para quanto vai o salario de um motorista que trabalha de carteira assinada? hoje a mioria trabalha com um salario de $622,00 a no muito $1.000,00, e quando ele aposenta o seu salario de aposentadoria nao da nem para a compra dos remedios para as doencas causado pelo abuso de tempo ao volante e trabalho no caminhao, issto quando ele chega vivo no tempo de aposentar!Com relacao no tempo de descanso eu acho que 8 horas nao seria suficientes, pois apos a parada e o e o papo eo jantar e o banho, nao sobraria mais que 5 ou no muito 6 horas para o desanso, acho que 10 horas estaria bem!!!Outra coisa, fixar horario do dia e da noite para trabalhar, nao seria legal o que importa e estar descansado, se voce termina de carregar as 9 da noite e ja efetuou se descanso de 10 horas antes do carregamento, voce ficaria impedido de trafagar mais do que uma hora.A lei e muito boa, falta algums ajustes.

  11. Norival, falou e disse, algums seguimento do transporte chegam passar por 12 horas em patio de postos, porque nao da pra parar?Alguns de nossos colegas param em qualquer lugar onde tem uma luz vermelha na porta, como nao tem lugar para parar e descansar?

  12. e interesante caro alessandro quando se fala de cumprir a lei  passar 11 hs numa area de posto e ruim mais tem muitos amigos do trecho que passa ate mais  se neste posto tiver prostituiçao ai ta tudo bem.  o mesmo vale  pros postos que falam que sao de infra istrutura precaria mas  se tiver azulin  egarotas de progama ai e o canal param nao so 15 minutos mas o tempo que achar nessesario para oseu bem prazer.

  13. e voces abag e abiove  sao uns dos setore se derem um ano de prorrogaçao voces nao se organzao  porque esse e um dos setores que mais escraviza o motorista  e eu sei o que estou falando porque eu trabalho nesse seguimento.

  14. comcerteza sr: wilian, motorista quer trabalhar,mas tambem quer e prescisa ganhar.bom salario ja.e nao estas miseras comissoes que se pagan por ai. tendo o motorista que se matar para sobrar algum o final do mes. sobre isto nimguem fala .so se fala nos deveres, cade nossos direitos….

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