Numa pesquisa por amostragem, chegou-se à conclusão de que o sistema de freios de mais de metade das carretas que circulam por nossas estradas está com uma folga entre a lona e o tambor acima do limite de 0,7 mm, que deveria ser o máximo aceitável. E ainda: 40% dos cavalos-mecânicos atrelados não apresentam antecipação de freios para as carretas, criando uma situação na qual, numa frenagem, o cavalo-mecânico precisa “segurar” o implemento, criando uma situação de risco indesejável.
Essas informações levam o gerente de Treinamento de Vendas e Pós-Vendas da Mercedes-Benz, Eustáquio Sirolli, a dizer que “muitos motoristas realizam manutenções preventivas e corretivas somente em seus caminhões, não se preocupando com a verificação e manutenção periódica do funcionamento do sistema de freios dos implementos que rebocam”.
Para chamar a atenção para o problema, a Mercedes-Benz, com o apoio da fabricante de implementos Noma, acaba de lançar a cartilha Manutenção de Freios de Carreta.
O setor de Treinamento de Vendas e Pós-Venda da Mercedes está comemorando 30 anos de atividades e já treinou mais de 200 mil motoristas.
Desde 1982, a Mercedes oferece cursos de técnica de operação de caminhões, com duração de oito horas (módulo básico) ou 16 horas (avançado), nos quais o motorista aprende a economizar combustível e a melhorar o tempo de percurso. Só este ano, foram treinados mais de seis mil profissionais, entre motoristas e pessoal das concessionárias.
Além da sede em Campinas (SP), a área de treinamento conta com unidades em Porto Alegre (RS) e Recife (PE) e centros de treinamento homologados junto aos concessionários de Taboão da Serra (SP), Nova Iguaçu (RJ), Contagem (MG), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE) e Belém (PA). Também possui unidades volantes de treinamento em parceria com o Sest/Senat, o que inclui a cessão de caminhões para atividades práticas.