DAF Liberações

Sucessão e Sociedade Anônima

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +
Truckscontrol

Como o G10 trabalha a questão da sucessão nas empresas que compõem o grupo?

Cláudio Adamuccio – Ontem morreu o cartunista Jaguar, aos 93 anos, e vi que ele trabalhou até a semana passada. Isso mostra que ainda tenho tempo: com 65 anos, pretendo ficar ao menos mais cinco como executivo principal. Depois quero montar um conselho e migrar para ele, mas mantendo presença semanal por mais cinco anos. Assim, talvez em 8 a 10 anos eu reduza minha atuação, dependendo da saúde.

Já iniciei a sucessão na Transpanorama (empresa minha e do meu irmão): contratei consultoria e começamos a mentoria há 12 meses. Tenho duas filhas: uma já trabalha na empresa e a outra, médica em São Paulo, comecei a trazer para se preparar para o conselho. Meu irmão tem dois filhos que já atuam no negócio.

Mostrei aos demais sócios o que estou fazendo, mas cabe a cada um decidir. Alguns já se organizaram.

Vocês mudaram a natureza jurídica do G10 para S.A. Por quê?

Adamuccio – Mudamos para S.A. de capital fechado. Na prática, não altera muito, pois já fazíamos auditoria pelas Big Four, exigência dos bancos, e sempre publicamos balanços. Não temos segredos, então divulgar números não é problema. A mudança traz ganhos de governança e prepara a empresa para o futuro. Se um dia optarmos por um IPO, é importante já termos histórico como S.A., com alto nível de compliance, auditorias, governança e relatórios de ESG.

DAF - Oportunidade 2024
Compartilhar

Leave A Reply