Cláudia de Albuquerque
A Ford Caminhões mostrou em janeiro, em São Paulo, seu caminhão para o segmento de extrapesados, com capacidade de até 56 toneladas, que deverá chegar aos revendedores no segundo semestre deste ano. Simultaneamente, o modelo foi apresentado pela Ford Otosan na Turquia, onde já está sendo fabricado para atender o mercado europeu.
O protótipo apresentado é um extrapesado 6×2, com câmbio automatizado, motor Cursor FTP 420 cv, cabine-leito e teto alto. O modelo ainda poderá sofrer mudanças de potência e de configurações.
Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões para a Ford América do Sul, diz que a empresa resolveu produzir extrapesados porque é o segmento de maior crescimento do mercado brasileiro. “Em 2012, os extrapesados representaram um faturamento de R$ 10,8 bilhões para os fabricantes, 40% da receita gerada pelas vendas de todos os veículos comerciais acima de três toneladas”, explica.
A Ford investiu 36 meses e R$ 670 milhões no desenvolvimento para começar a fabricar seu caminhão extrapesado. Uma pesquisa direcionou o trabalho. Segundo a montadora, esse segmento é formado 95% por cavalos-mecânicos com potências acima de 400 cv. Quase a metade dos veículos – 46,7% – tem configuração 6×2; 37,4% são 6×4; e 15,9% são 4×2.
Os fatores mais valorizados pelos compradores são, pela ordem: resistência; praticidade e potência; relacionamento; design e tecnologia; e, em último lugar, “a vida a bordo”.
O Ford Cargo extrapesado, segundo a montadora, será um caminhão com excelentes configuração e custo-benefício. “Trata-se de um veículo resistente, confiável e acessível. Vai oferecer alto desempenho e conforto, será fácil de dirigir e vai proporcionar economia operacional”, afirma Oswaldo Jardim. “Fomos pioneiros, conhecemos bem as estradas e os clientes do Brasil e sabemos o que eles buscam”, completa.