Fonte: UOL
A Justiça determinou que a empresa Santos Brasil, que opera um terminal de contêineres na margem esquerda do porto de Santos, adote medidas para impedir que caminhões estacionem nas pistas e acostamento da rodovia Cônego Domênico Rangoni, antiga Piaçaguera-Guarujá, no litoral paulista.
Desde fevereiro, a via tem ficado entupida de caminhões que ficam parados esperando o momento de descarregar. Isso tem gerado filas que chegam a 26 km, quase toda a extensão da rodovia, no sentido Guarujá.
A situação prejudica o acesso à cidade e à rodovia Manoel Hyppolito Rego. Também provoca caos no trânsito do município, o que fez a prefeitura tentar proibir a entrada dos caminhões.
O principal gargalo é que o acesso à margem esquerda do porto é feita pela rua do Adubo, via comum de mão dupla.
Na decisão liminar (provisória), o juiz Ricardo Justo determinou à empresa prazo de 48 horas, sob pena de multa de R$ 50 mil por caminhão estacionado. Ele ainda intimou a Polícia Militar Rodoviária, que deverá fiscalizar o cumprimento da decisão.
Armazém sobre rodas
A ação foi proposta pelo Ministério Público, que afirma que a empresa não tem área para os caminhões, forçando os veículos a usarem a estrada como “estacionamento rotativo, o que está colocando os demais usuários da rodovia em risco”.
A Promotoria também citou levantamento da Polícia Rodoviária que aponta que 60% dos caminhões estacionados na rodovia tinham como destino a Santos Brasil.
Na decisão, o juiz escreveu que o estacionamento improvisado ocorre “em prejuízo de todos os demais usuários, que, de forma rotineira, se veem parados na rodovia, por horas, sujeitos ainda a toda a sorte de delitos patrimoniais”.
A Ecovias, concessionária que administra a rodovia, diz que apoia todas as medidas que melhorem a condição de tráfego no local.
OUTRO LADO
A Santos Brasil afirma que está sendo punida por um problema do qual é vítima. Segundo o diretor de operações, Caio Morel, a empresa só trabalha com contêineres, cujo descarregamento é feito sob agendamento. “As filas são causadas pelos caminhões de grãos”, afirmou.
Ele disse ainda que foi fechado um plano de contingência, em vigor a partir de domingo, em que o acostamento será usado pelos grãos e a faixa da direita pelos contêineres.
3 Comentários
O caminhoneiro é vitima… nenhum outro envolvido é. Santos brasil e ecovias sao as empresas.. grandes e poderosas com os contatos de vários parlamentares.. agora aquele ser que está lá na pista e foi pago, ou será pago para levar determinado produto de um lugar para o outro é que sao as vitimas. O trabalho ja foi feito… deveriamos nos unir e começar a cobrar de forma mais efetiva o tempo parado. Ai eu ia querer ver o pessoal deixar caminhao parado na beira de estrada por 2, 3 dias…
Afinal de contas, quem é o culpado de toda esta situação.
Ola para acabar com esta fila é só fazer agendamento de placas e as transportadoras que enviar os caminhões antes do horario tem que ser multada,mas falta vontade politica e falta de interesse o motorista que se dane na fila já esta acostumado a segurar as broncas e incompetência dos dirigentes do setor.