Na tentativa de renovar a frota de caminhões no estado do Rio, o governo fluminense editou uma lei isentando de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que atualmente é 12%, a compra desses veículos. O incentivo fiscal será concedido quando for comprovada a destruição em sucata de um caminhão com idade superior a 20 anos.
O objetivo é reduzir a idade média da frota de veículos de 17 anos para 12 anos. O principal benefício que o estado terá com a adoção da iniciativa será a redução das emissões de gases nocivos à saúde, pois os caminhões novos emitem 20 vezes menos partículas do que os antigos.
De acordo com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento, para participar do programa, o proprietário ou frotista deve estar com o veículo regularizado de acordo com as normas vigentes do Detran e entregá-lo a uma empresa de reciclagem certificada pelo estado.
O comprador do novo veículo poderá ainda ganhar um crédito dividido em 48 parcelas, equivalente a 12% do valor do caminhão, para ser abatido do ICMS a ser pago pelo contribuinte sobre as atividades do caminhão.
4 Comentários
Parabéns pela brilhante ideia, se todos os estados copiasse esta iniciativa do estado do Rio, com certeza alem de diminuir a poluição, também com certeza ira diminuir os acidentes, porque caminhão novo já é todo diferente em se tratando de segurança também. Só pra não passar em branco, parece que um município do estado de São Paulo também teve esta ideia.Um abraço a todos.Barbosa.
Com muita satisfação que recebo esta noticia. Ma será que com o fretes que estão pagando, o motorita autônomo vai cumprir as prestações do seu novo caminhão. Vou torcer para que tudo de bom aconteça, a classe de autônomos está merendo deixar de sofrer nas oficinas. Bôa sorte a todos.
Será que o objetivo é este mesmo que esta na matéria ou é para alavancar as vendas da MAN e VW que tem a fabrica no município de resende ? Gostaria de saber mais sobre isso. abraço
como vai pagar um caminhão com os fretes que ai estão?