A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza nesta sexta-feira (24) em Lucas do Rio Verde (MT) uma audiência para colher subsídios e informações adicionais para o projeto do trecho ferroviário que ligará a cidade a Campinorte (GO). Trata-se da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico).
Este é um projeto prioritário para o governo federal. Faz parte do Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT). Deve ser licitado ainda neste ano e concluído em cinco anos. Como mostra reportagem especial da Carga Pesada (clique aqui e leia), a Fico irá transformar o transporte de cargas em Mato Grosso, permitindo que os grãos saiam de Lucas e, por meio da interligação com a Ferrovia Norte-Sul, acessem os portos do Maranhão. É um dos principais esforços do governo para levar a soja rumo ao Norte/Nordeste, em vez de trazê-la para o Sudeste.
O trecho da ferrovia terá1065 km de extensão, cortando 16 municípios, sendo nove em Mato Grosso e sete em Goiás. Em Mato Grosso, a Fico passará por Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubitarã, Paratinga, Gaúcha do Norte, Água Boa, Canarana, Nova Nazaré e Cocalinho.
Em Goiás, os trilhos cortarão os municípios de Aruanã, Nova Crixás, Pilar de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Nova Iguaçu de Goiás e Campinorte, onde a linha se interconecta com a Ferrovia Norte-Sul.
1 comentário
COM ISTO O BOLSA FAMILIA TERA QUE SER ESTENDIDO PARA OS SEM FAMILIA TAMBEM, IMAGINE O IMPACTO FINANCEIRO ENTRE AUTONOMOS, TRANSPORTADORAS POSTOS DE COMBUSTIVEIS OU SEJA TODA A NATA QUE VIVE DO TRANSPORTE, E O PIOR É O GOVERNO CONSTRUIR TUDO ISTO E DAR DE MÃO BEIJADA A INICIATIVA PRIVADA, COMO RAUL SEIXAS JA DIZIA QUEM NÃO TEM COLIRIO USA OCULOS ESCURO.